DestaquesMunicipalismoNotícias

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM, destaca a importância da conscientização sobre a campanha do Maio Laranja para conscientizar e sensibilizar a população acerca da importância de proteger crianças e adolescentes com foco na garantia de direitos. A entidade destaca que os Municípios podem utilizar recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e de outras políticas públicas para fomentar ações de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Neste dia 18 de maio, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM,  convoca a todos/as os/as gestores/as e trabalhadores a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

Toda a sociedade é convocada a assumir essa bandeira, utilizando uma flor hoje, dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!!