Home / Destaques / Mobilização junto ao Congresso Nacional para indicações das emendas parlamentares 2016

Mobilização junto ao Congresso Nacional para indicações das emendas parlamentares 2016

Alerta da AROM as executivos municipais

 A AROM alerta e esclarece que em atenção a LOA sancionada pela Presidência da República em 15 de janeiro de 2016, encontra-se aberto para indicação de emenda parlamentar desde o dia 15 de janeiro e terá seu término no dia 19 de fevereiro de 2016. Neste prazo todos os Parlamentares Federais deverão realizar suas indicações quanto aos beneficiários de cada emenda, assim como o valor dos repasses.

Importante frisar, que do total de recursos destinados a cada parlamentar, é obrigatório que haja um mínimo de 50% destinado para a área da saúde. Cada parlamentar terá em torno de 15 milhões, sendo previsto contingenciamento este recurso cairá vindo a ordem aproximada de 8 milhões, o que no atual cenário econômico é certo que ocorra tal contingenciamento.

Deste modo, é de suma importância à mobilização dos Executivos Municipais, junto aos seus respectivos Parlamentares para apresentarem os projetos, pleitos da comunidade e necessidades que possuam, com vista a encontrar recursos via indicação de emendas.

As emendas parlamentares individuais são dotações inseridas no Orçamento da União que abastecem os redutos dos congressistas com recursos para obras e ações em saúde, educação, entre outras.

Historicamente, o Planalto liberava essas verbas seguindo o cronograma de deliberações importantes no Congresso, para pressionar o parlamento a votar com o governo. Mas, com a aprovação do chamado Orçamento Impositivo, o pagamento passou a ser obrigatório.

Quanto antes, ocorrer esta mobilização, melhor será a tomada de decisão dos Parlamentares, pois terão mais tempo para buscar as melhores soluções para cada Município.

 

 

Veja Também

Presidente da AROM representa Municípios em reunião nacional de prefeitos

As necessidades sentidas pelas gestões municipais de Rondônia foram incluídas nas discussões da reunião do …