Home / Destaques / AROM recomenda que Prefeitos prestem apoio ao IBGE, no Censo Agro

AROM recomenda que Prefeitos prestem apoio ao IBGE, no Censo Agro

De outubro de 2017 até fevereiro de 2018, o IBGE realiza coleta de informações para o Censo Agropecuário em todos os Municípios brasileiros. Em Rondônia, o IBGE iniciou uma medida conscientizadora junto aos Municípios, com e realização de três encontros com os prefeitos das diferentes regiões do estado, sendo em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, nos dias 05, 12 e 15/09, respetivamente. A Medida tem apoio irrestrito da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, que tem interesse em compilar dados sobre a realidade produtiva das localidades.

 

Nesta terça-feira, no primeiro evento do instituto, que ocorreu em Porto Velho, o Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, ressaltou a importância de os prefeitos ouvirem a equipe de especialistas do IBGE. “A nossa recomendação é para que os gestores contribuam e facilitem esse processo de coleta de dados, para que possamos apresentar com exatidão a produção dos nossos Municípios. Hoje vivemos um dilema em que muito se produz e pouco se arrecada, por isso, vamos apoiar essa medida, para provarmos onde e o quanto está sendo produzido”, disse.

 

Segundo o IBGE, as entrevistas deverão ser feitas em todos os estabelecimentos agropecuários de RO, focalizando a agricultura, a pecuária, a silvicultura, o extrativismo e a aquicultura. Para a AROM, a pesquisa será fundamental para levantar a quantidade exata da produção e capacidade de produzir dos Municípios rondonienses, de forma que seus gestores poderão planejar e implementar políticas públicas desenvolvimentistas para o setor.

 

Autor: Assessoria/AROM

Veja Também

Arrecadação é tema de lançamento da Escola Municipalista

Uma capacitação sobre as receitas municipais deve auxiliar as prefeituras de Rondônia a melhorarem sua …