Início » Municipalismo » Auxílio financeiro aos Municípios será votado após recesso parlamentar, assegura Maurão

Auxílio financeiro aos Municípios será votado após recesso parlamentar, assegura Maurão

 “Todos os esforços foram empreendidos para que os Municípios fossem assistidos com recursos como forma de auxílio financeiro no enfrentamento da crise econômica, neste período de encerramento do exercício de 2017”. Assim declarou o Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, Jurandir de Oliveira, aos mais de 30 prefeitos presentes durante toda esta segunda-feira (18), em mobilização na Assembleia Legislativa.

Conforme consenso entre os deputados, governo e os Prefeitos, uma matéria que visa atender ao pleito da AROM, de concessão de socorro financeiro por meio de repasse aos Municípios, será votada com prioridade pela ALE/RO, tão logo os parlamentares retornem do recesso legislativo. A definição foi firmada pelo Presidente da Casa, Deputado Maurão de Carvalho, que se comprometeu em conduzir o Parlamento em suas primeiras atividades em 2018, pautado nas questões municipalistas.

Várias ideias são analisadas pelos deputados para a implementação de uma medida que atenda os Municípios, entre elas a propositura do Deputado Cleiton Roque, que sugere a utilização de royalties na composição de um fundo específico de apoio aos Municípios. O parlamentar também propõe que seja estudada a possibilidade de se destinar emendas para custeio, o que favoreceria os gestores na aplicação das verbas de forma adequadas ao fechamento das contas.

Prefeita de São Francisco do Guaporé e membro do Conselho Executivo da AROM, Gislaine Lebrinha avaliou como positiva a agenda na Assembleia. Para a gestora, a disposição para o debate municipalista e a sensibilidade de todos os representantes dos poderes é um avanço importante, que deve culminar em melhorias aos Municípios.

O Presidente da AROM afirmou que manterá os Prefeitos informados e a equipe técnica da entidade fornecerá todos os subsídios necessários para contribuir com a pauta junto aos parlamentares. Jurandir enalteceu o Presidente da ALE/RO, Maurão de Carvalho, e demais deputados, pela coragem de se posicionaram como municipalistas, assim como o Vice-Governador, Daniel Pereira, pela sensibilidade com a causa e a forte articulação por uma saída justa aos Municípios.

Autor: Assessoria/AROM