Início » Destaques » A pedido da AROM, DER aumentará recursos para estradas

A pedido da AROM, DER aumentará recursos para estradas

As prefeituras de Rondônia deverão contar com aumento de cerca de 5% nos recursos destinados à manutenção das estradas rurais, repassados pelo Estado, por meio do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação – FITHA, neste ano de 2018. O Anúncio foi feito pelo Diretor Geral do DER, Ezequiel Neiva, à Associação Rondoniense de Municípios – AROM, em resposta ao pedido apresentado pelo Presidente da entidade, Jurandir de Oliveira, na presença de vários prefeitos, nesta terça-feira (23), em Porto Velho.

Para a Associação, a conquista demonstra a sensibilidade e postura municipalista adotada pelo dirigente do DER, perante os Prefeitos. “O Ezequiel Neiva recebeu os gestores na reunião com a AROM em seu gabinete, ouviu nosso pedido e se comprometeu em aplicar entre 5% e 6% de aumento sobre os valores transferidos no ano anterior. Essa decisão é uma atitude de respeito e reconhecimento do quanto os nossos municípios necessitam de recursos para manter as estradas em condições para valorizar a produção rural”, Observou Jurandir.

Ao receber a confirmação do DER de que os recursos serão ampliados em percentual que pode passar de 5%, a ser divulgado na próxima sema, o Presidente da AROM orientou os Prefeitos a iniciarem a preparação da documentação necessária para a celebração do convênio. O dirigente ainda ressalta que a associação dará atenção especial na elaboração dos projetos e que, para tanto, precisam agilizar as informações o quanto antes, tendo em visa que este ano é eleitoral.

Conforme a AROM, o montante extra que deve compor o total do FITHA/2018 será partilhado de forma proporcional com os 52 municípios, levando em consideração importantes parâmetros como a extensão da malha viária de cada região. Para o Presidente Jurandir, o aumento representa uma conquista relevante aos prefeitos, pois deve contribuir em muito no enfrentamento da realidade das prefeituras, que é de muitas demandas e poucos recursos.

No ano de 2017, o total distribuído entre os municípios, para manutenção das estradas foi de R$ 30.028.290,16 milhões, representando aumento de 4,7% sobre o valor do ano de 2016, que foi de R$ 28,6 milhões. Os aumentos foram concedidos em atendimento aos pleitos apresentados pela AROM, que demonstram a necessidade dos Municípios na valorização dos setores rurais com a conservação das vias.

AUTOR: Assessoria AROM