Início » Destaques » Enchente histórica não repetirá em 2018, informa SIPAM aos Municípios

Enchente histórica não repetirá em 2018, informa SIPAM aos Municípios

Com o chamado “Inverno Amazônico”, que ocorre até o mês de abril, as chuvas deverão cair em volumes acima da média em Rondônia, mas, o prognóstico apresentado pelo Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, descarta a possibilidade de ocorrerem enchentes desastrosas.

Prefeitos e técnicos de dez municípios rondonienses banhados por rios que, comumente transbordam neste período do ano, receberam orientações sobre os procedimentos de gestão e enfrentamento das possíveis alagações nas cidades. A iniciativa do SIPAM teve a colaboração da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, na discussão sobre as medidas que podem ser tomadas e quais apoiamentos serão disponibilizados para minorar esses impactos naturais.

O Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, destacou a necessidade de os gestores atenderem às recomendações dos organismos de defesa civil sobre as eventuais enchentes, a fim de minimizarem os danos em suas comunidades. “Apesar de ser expressivo o volume de chuvas previsto, o prognóstico do SIPAM contraria a possibilidade de inundação descontrolada para 2018. Ainda assim, nossa recomendação é para que os prefeitos acatem as orientações do órgão”, disse.

Fonte: Assessoria/AROM