Início » Destaques » Seminário da AROM debaterá os desafios do transporte escolar

Seminário da AROM debaterá os desafios do transporte escolar

Prefeitos e gestores municipais em educação debaterão os desafios do transporte escolar nos Municípios de Rondônia, colocando em pauta as exigências cobradas no processo de vistoria, melhoria na formalização do repasse do transporte compartilhado com o Estado e uma nova tecnologia para melhorar a gestão do serviço. O seminário é promovido pela Associação Rondoniense de Municípios – AROM, nesta quarta-feira (28) em Porto Velho, no auditório do SENAC a partir das 14:30hs.

Segundo o presidente da entidade municipalista, Jurandir de Oliveira Araújo, o encontro servirá para discutir as alternativas para a gestão do serviço de transporte escolar nos municípios. No seminário, os participantes também debaterão o projeto desenvolvido pela AROM para o transporte compartilhado pelo estado, denominado “IR E VIR”, assim como uma nova tecnologia para melhorar a gestão do serviço.

Prefeitos, secretários municipais e responsáveis pelo Transporte Escolar nos Municípios terão a oportunidade de conhecer o sistema de informação geográfica (Transcolar Rural), que permite às prefeituras determinarem rotas mais econômicas para o transporte de alunos da zona rural. O sistema será apresentado pelos professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), PHD Nilson Tadeu Ramos Nunes, coordenador geral do projeto, e o doutor Marcelo Franco Porto, coordenador técnico, ambos convidados da AROM.

No seminário, os presentes discutirão os principais desafios enfrentados pelas gestões municipais com a oferta do transporte escolar junto aos órgãos como o DETRAN e o Ministério Público entre outros pontos. Neste sentido, os gestores e as autoridades envolvidas no processo educacional, especialmente do transporte de alunos, abordarão as exigências impostas, tais como a regularização dos veículos durante a vistoria.

Neste processo, o seminário objetiva fortalecer os projetos “IR E VIR e TRANSRURAL” e melhorar a formalização do repasse do transporte compartilhado com o Estado. Com isso, a iniciativa visa uma grande solução para que os municípios possam reduzir os custos operacionais. Segundo a organização do evento, estima-se que estejam presentes os 52 secretários municipais de educação, Prefeitos e gestores da área.

 

Autor: Assessoria/AROM