Início » Últimas Notícias » Prefeitos de Rondônia assinam convênio do Programa Internet Para Todos

Prefeitos de Rondônia assinam convênio do Programa Internet Para Todos

Inicialmente, apenas seis Municípios estavam contemplados pelo Ministério, mas após uma gestão parlamentar do Deputado Expedito Neto junto ao Ministro Kassab, outros 18 Municípios foram inseridos nesta primeira etapa da implantação, que ocorrerá até o mês de maio deste ano.

Prefeitos de 24 Municípios de Rondônia estiveram em Brasília, nesta segunda-feira (12), participando da cerimônia de assinatura do termo de adesão ao programa federal Internet para Todos. Juntamente com outros cerca de 250 municípios, essas cidades rondonienses foram contempladas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nesta primeira fase de implantação de conexão em banda larga nas localidades onde o serviço ainda é insuficiente e caro. A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Michel Temer, e de ministros de Estado.

Para a Associação Rondoniense de Municípios – AROM, o programa representa um importante avanço, no tocante à adequação social com mais acessos à comunicação com velocidade de internet. Jurandir de Oliveira, Presidente da entidade, parabenizou os prefeitos pela assinatura do convênio e informou que os demais Municípios também serão contemplados nas próximas etapas de implantação do programa, conforme se informou junto ao Ministério.

O acesso à tecnologia

O governo federal está colocando à disposição dos Municípios uma conexão banda largar de internet por meio da utilização do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que irá fornecer a conectividade com abrangência nacional. Segundo o Ministro Kassab, as prefeituras não terão custo com a instalação das antenas pela Telebras: “é uma nova página na história da economia e do cidadão brasileiro. Sem a participação dos prefeitos, o dia de hoje não teria chegado com essa força e expectativa. E o custo para as prefeituras é zero

Confira a lista completa dos municípios contemplados:

Alta Floresta D’Oeste, Alvorada D’Oeste, Ariquemes, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Colorado D’Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Itapuã D’Oeste, Machadinho D’Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, Parecis, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rio Crespo, Rolim de Moura, São Felipe D’Oeste, Theobroma, Urupá, Vale do Anari