Início » Destaques » AROM BUSCA APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

AROM BUSCA APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Alguns dos desafios enfrentados pelos Prefeitos foram levados ao conhecimento do Procurador-Geral do Ministério Público de Rondônia, Airton Marin, pelo Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, Jurandir de Oliveira. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (14), em Porto Velho, e serviu para sensibilizar o órgão sobre as dificuldades das gestões municipais, especialmente com o crescente número de determinações judiciais e recomendações extrajudiciais.

O Procurador de Justiça demonstrou compreensão com os Municípios em relação à insuficiência de recursos para atender a demanda social e cumprir os inúmeros mandatos judiciais que geram gastos fora do planejamento orçamentário. Neste sentido, o dirigente da AROM destacou a satisfação da entidade em ter a participação do órgão no “Cenário Municipalista”, evento marcado para a próxima terça-feira (20), em Ji-Paraná, para discutir a Judicialização da Saúde e Educação e o relacionamento dos poderes com as prefeituras.

Ao se inteirar das principais atuações da AROM, o chefe do Parquet do MP elogiou a iniciativa da entidade em reunir autoridades e gestores municipais para buscar soluções, e propôs parceria institucional. Airton Marin sugeriu a realização de um evento para discutir os atos extrajudiciais, como requerimentos, recomendações e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) propostos pelas Promotorias aos gestores municipais. A sugestão foi acatada de pronto pelo Presidente Jurandir, que se colocou à disposição.

Assessoria AROM