Início » Últimas Notícias » Curto documentário da AROM mostra projeto educacional de Nova União

Curto documentário da AROM mostra projeto educacional de Nova União

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM mantém a execução do projeto Atitude na Cidade, lançado em outubro de 2017 com apresentação do “Projeto Consciência, Lixo Valioso”, do Município de Nova União/RO. Após três apresentações do projeto em vídeo, em importantes agendas de reuniões dos prefeitos, gestores municipais e autoridades estaduais, a entidade decidiu exibir o material no site institucional. A ideia é promover as administrações municipais, visando a valorização das iniciativas que envolvem o poder público e a sociedade por um bem coletivo.

O mini-documentário, em vídeo, foi editado e está disponível nos canais sociais digitais da AROM, e será disponibilizado para os demais municípios. O objetivo é disseminar o material como fonte didática nos educandários e de sugestão de saída transformadora para o problema do descarte de lixo nas cidades.

Em Nova União, o projeto Lixo Valioso consiste na movimentação da moeda “Consciência”, que funciona como um escambo entre os alunos e as escolas municipais. Na prática, os alunos “vendem” o lixo e recebem a moeda, para comprar brinquedos numa feira promovida pela Prefeitura. Entre os materiais entregues pelas crianças estão latinhas de alumínio e garrafas PET.

Durante o evento “Cenário Municipalista”, ocorrido em Ji-Paraná, em 20 de março, o Prefeito de Nova União, Luiz Gomes, apresentou o projeto para mais de 200 presentes, contando prefeitos, secretários municipais em educação e saúde, procuradores e controladores, além de representantes do Ministério Púbico, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e OAB. Gomes destacou o sucesso da iniciativa, que imprime avanços em vários aspectos, como a consciência gravada nas famílias pela limpeza do meio ambiente.

Na ocasião, o Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, lembrou que com a iniciativa “Atitude na Cidade”, a instituição dará holofotes a outros projetos desenvolvidos pelos Municípios, que representam boas práticas, que devem ser compartilhadas por todas as gestões e a sociedade. “É muito importante que os órgãos de controle e fiscalização e a população saibam dessas ações positivas e se engajem com apoio e incentivo”, disse.

 

Caso o interessado não consiga baixar o vídeo no “Youtube”, uma solicitação pode ser feita à AROM, por meio do e-mail: apoio.arom@gmail.com e a Assessoria de Comunicação providenciará o envio à Prefeitura.

Autor: Assessoria/AROM