Início » Últimas Notícias » Bolívia – Prefeitos de RO discutem o tema “Cidades Amazônicas” em evento multinacional

Bolívia – Prefeitos de RO discutem o tema “Cidades Amazônicas” em evento multinacional

Uma delegação de Rondônia, composta de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos de prefeitura representa todos os Municípios rondonienses no 1º Encontro de Aprendizagem das Cidades da Região Amazônica. O evento ocorreu entre os dias 16 a 18 de abril, na cidade de Riberalta, no país vizinho, a Bolívia. Os participantes discutem o tema Cidades Amazônicas, englobando os projetos que podem ser desenvolvidos para as cidades de pequenas e médias da região Amazônica.

A Associação Rondoniense de Município participa do evento, compondo delegação municipalista brasileira junto à Confederação Nacional de Municípios – CNM, que aglomera gestores de Rondônia, do Amazonas, do Amapá, do Mato Grosso, do Tocantins e do Pará. O evento reúne gestores locais de países como Equador, Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil.

O Prefeito Cícero Noronha, de Guajará-Mirim/RO, falou aos presentes, na abertura do evento, chamando a atenção paras as questões locais, destacando a necessidade de uma pactuação político-administrativa entre a Bolívia e o Brasil, para o financiamento da demanda social que envolvem as populações boliviana e brasileiras, que utilizam o serviço de saúde da rede municipal. O gestor também falou em nome dos demais municípios de Rondônia, enfatizando sua potencialidade e possíveis políticas de comércio para o fortalecimento das economias regionais.

Formam a Delegação do Brasil; Cônsul do Brasil na Bolívia, Hélio Cantuário, Governo do Estado de Rondônia – Alisângela Lima – gerente de fomento do comércio exterior, Prefeitos: Cícero Noronha, de Guajará- Mirim, Luiz Ademir, de Rolim de Moura, vice-Prefeito Izaias Fernandes, de Nova Mamoré, Vice-Prefeito Davino Serrati, de Guajará-Mirim , Presidente da câmara, vereador Altair Forchazato, Vereador Hiran Matos, servidores municipais de Guajará-Mirim, João Teixeira – comunicação -, Orlando Penha – cord. estradas e rodagens, Felipe Bezerra – planejamento, CNM – Claudia Lins, Prefeito Rildo do município de Tartarugalzinho/Amapá, Prefeita Lucineide, do Município de Arapoema -Tocantins, Prefeito Francisco de Santarém -Para, Andresson Adriano -Amazonas , FAMEP – diretor executivo Josenir, relação de fronteiras Brasil e Bolívia -Paulo André, AROM – Ivonete Caja e Rubert Stenssoro.

Autoridades presentes: 1º Ministro da Bolívia, Prefeito de Riberalta, Delegações presentes: Equador, Espanha, Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia.

Assessoria AROM