Início » Destaques » “Foram dias de luta. Um verdadeiro compromisso com o Brasil” XXI MARCHA

“Foram dias de luta. Um verdadeiro compromisso com o Brasil” XXI MARCHA

“Foram dias de luta. Um verdadeiro compromisso com o Brasil”

Prefeitos de Rondônia estiveram em Brasília durante os dias 21 a 24 de maio, participando da XXI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, o maior evento político da América Latina.

 

As arenas temáticas.

Os Prefeitos de Rondônia deram exemplo de comprometimento com o municipalismo. Foram maioria de público e participação nas arenas temáticas da XXI Marcha. Na temática sobre Saúde Pública, Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS, o Prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior, compartilhou as medidas que vem empreendendo em seu município, para ofertar os serviços de saúde pública com mais qualidade para a população, destacando a dificuldade em conseguir apoio do Estado e União.

Outros prefeitos de rondonienses também foram destaque nas arenas; na temática “Municípios da Amazônia”, com a participação do prefeito de cerejeiras e presidente da AROM, Airton Gomes, o prefeito de Guajará Mirim, Cícero Noronha, relataram a maestria que os prefeitos de Rondônia precisam ter para administrar cidades amazônicas com tantas demandas e tão poucos recursos.

Demais gestores e técnicos que estavam na plateia enriqueceram o painel com seus depoimentos, como os prefeitos Cornélio Duarte, de São Miguel do Guaporé, José Ribamar de, Colorado d’Oeste, Claudio dos Santos, de Theobroma, e Leomar Patrício, de Machadinho d’Oeste, que emocionou o público com seu discurso, quando citou que o governo federal não se preocupa com a Amazônia. “Esquecem que na Amazônia não tem só macaco prego e peixe-boi, mas que existe seres humanos que precisam de políticas públicas”, disse.

 

 

Presidenciáveis.

  

Outro ponto marcante do Evento foi o debate com os presidenciáveis. Os prefeitos tiveram a oportunidade de ouvir as propostas dos principais pré-candidatos a Presidente da República e de avaliar melhor qual o mais preparado para implementar ações que, de fato, venham de encontro com as necessidades dos municípios brasileiros, essencialmente os municípios de Rondônia. Participaram do debate os candidatos Álvaro Dias (PODEMOS), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Leitura da carta do Lula (PT).

 

 

Nova diretoria CNM – Rondônia integra Conselho Executivo da Confederação de Municípios

 

O prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior, é o primeiro prefeito de Rondônia a fazer parte da Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. A posse aconteceu durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Para o Presidente da AROM e membro do Conselho Político da CNM, prefeito Airton Gomes, a presença de um prefeito rondoniense na Diretoria da CNM demonstra a força do municipalismo de Rondônia e será uma oportunidade para que os prefeitos da região tenham voz no cenário nacional. Ainda durante a cerimônia de posse da nova Diretoria, o ex-presidente da AROM, Carlos Magno, fez uma homenagem ao líder municipalista Paulo Ziulkoski, que esteve à frente da CNM por 21 anos e, agora passou o cargo ao ex-prefeito de Saldanha Marinho (RS), Glademir Aroldi.

 

 

Pauta prioritária do Congresso Nacional e Executivo Nacional



As pautas de interesse dos municípios e que precisam avançar no Congresso Nacional são reivindicadas aos seus representantes: Presidente do Senado, Senador Eunício Oliveira (MDB – CE), e o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Rodrigo Maia (DEM – RJ). O Presidente da República, Michel Temer também se dirigiu aos prefeitos e assumiu um compromisso com os gestores de desempenhar políticas de desenvolvimento para os municípios.

 

Os prefeitos de Rondônia estão na expectativa de que o diálogo propiciado na #XXIMarchaCNM possa resultar em melhores condições de administrar seus municípios.

 

Mulheres Municipalistas

 

A atuação da mulher na política e, especialmente como municipalistas, ganhou destaque na #XXIMarchaCNM. A prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, que também é membro da Diretoria da AROM, representou as prefeitas de Rondônia em um espaço criado para apresentar aos gestores públicos as ações desenvolvidas pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), coordenado por Tânia Ziulkoski e Dalva Christofolleti. Além disso, as prefeitas de Seringueiras, Leonilde Garda, de Pimenta Bueno, Juliana Roque e de Alto Paraíso, Helma Amorim, marcaram presença na XXI Marcha, representando seus municípios.

 

Ação da AROM garante transporte escolar em todo Brasil

 

Em Brasília, prefeitos são atendidos e DENATRAN demonstra sensibilidade quanto às exigências no transporte escolar rural. Por intermédio do Deputado Federal Lucio Mosquini, o Diretor do Denatran, Dr. Maurício Alves Pereira, atendeu solicitação dos prefeitos quanto à Resolução 504/2014, que dispõe sobre a utilização obrigatória de espelhos retrovisores, equipamento do tipo câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente, a ser instalado nos veículos destinados ao transporte coletivo de escolares. As condições em que o serviço de transporte escolar funciona em Rondônia, clima instável e estrada de chão não permitem que estes dispositivos exigidos funcionem adequadamente e podem gerar prejuízos às prefeituras. Além disso, não há empresa que preste o serviço de venda e instalação dos equipamentos no Estado. Os prefeitos conquistaram um prazo até 2020, de forma que neste período, a frota ao ser renovada, já virá com esses equipamentos de fábrica, sem maiores prejuízos aos cofres municipais.

 

 

Compromisso da Bancada Federal com os municípios rondonienses

Aproveitando a estada em Brasília durante os dias 21 e 24 de maio, os prefeitos de Rondônia aproveitaram participar de um grande encontro com a Bancada Federal, organizado pela AROM, por intermédio do Deputado Federal Lindomar Garçon. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares federais para uma decisão municipalista quanto às emendas de bancada e individuais, e reforçar o compromisso entre prefeitos e a bancada, para o fortalecimento dos municípios. Neste sentido, o Presidente da AROM, Airton Gomes, aponta que neste momento os prefeitos contam com o apoio da bancada para desenvolverem seus municípios.

 

 

Reforço parlamentar

Para fortalecer o pleito dos prefeitos, o deputado estadual Cleiton roque, a convite do presidente da AROM, Airton Gomes, participou do encontro e fez um pedido aos Deputados Federais e Senadores, para que fossem sensíveis à causa municipalista rondoniense, auxiliando para que a associação possa conquistar uma sede administrativa, já que, o Parlamento estadual fez o compromisso de conseguir o terreno para a construção.

 

Assessoria AROM