Início » Destaques » Prefeitos são representados pela AROM e CIMCERO em visita do estado de Rondônia à coreia do Sul

Prefeitos são representados pela AROM e CIMCERO em visita do estado de Rondônia à coreia do Sul

Uma comitiva do governo do estado de Rondônia retornou da Coreia do Sul, nesta segunda feira (23), após concluir uma agenda proativa de visitações para conhecer as soluções tecnológicas aos desafios da oferta de serviços públicos à população. As relações bilaterais com aquele país iniciaram com a gestão estadual, que promoveu uma missão que integrou a representatividade dos municípios, já que, as inovações em diversas áreas são de interesse das prefeituras.

A convite da Casa Civil, compuseram a comitiva de iniciativa e patrocínio governamental o Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM e Prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, e a Tesoureira da entidade e Presidente do Consorcio Intermunicipal de Rondônia – CIMCERO, Prefeita Gislaine Clemente, de São Francisco do Guaporé. Durante a estada no país sul-coreano, os municipalistas constataram o emprego de tecnologia de ponta em atendimentos de saúde, educação, iluminação e segurança públicas e tratamento de lixo.

Para o Presidente Airton, o uso da tecnologia eleva a eficiência na prestação dos serviços públicos, e proporciona economia aos municípios. “Os gestores municipais precisam estar atentos às possibilidades de inovar a administração, otimizando a máquina pública. A Coreia é o berço da evolução tecnológica no mundo moderno e, nesta agenda realizada pelo Estado, identificamos inúmeras possibilidades inteligentes da tecnologia, para desenvolver setores como agricultura, minério, segurança entre outros”, disse.

A Prefeita Gislaine fez boa avaliação da missão, destacando a troca de experiências. “Nesta visita, percebemos que o desenvolvimento do povo sul-coreano é uma marca mundial na corrida tecnológica, em diversos segmentos, especialmente na solução de problemas que nós enfrentamos no Brasil. Também como Presidente do consórcio de municípios, o CIMCERO, absorvi informações sobre viabilidades de parcerias que podem resultar em cidades mais limpas, seguras e com tecnologia à disposição dos munícipes”, pontuou.

Durante a incursão pela Coreia do Sul, os representantes rondonienses desenvolveram as seguintes agendas de trabalho, com reuniões para abordar os seguintes assuntos:

 

Algumas das pautas que foram abordadas pela comitiva:
1) Iluminação com lâmpadas de led e energia solar, possibilitando acesso à rede wifi;
2) Materiais para pavimentação asfáltica;
3) Tratamento de água, com aproveitamento do espaço para energia solar;
4) Implantação de educação na modalidade EAD;
5) Embaixada Brasileira, tratando sobre o comercio Coreano e Rondônia;
6) Telemedicina e,
7) Agricultura familiar e renda.