Início » Destaques » 5º Encontro do PROFAZ é iniciado com recorde de participantes em Cacoal

5º Encontro do PROFAZ é iniciado com recorde de participantes em Cacoal

Começou, nesta segunda-feira (30), o 5º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz). O evento foi aberto com solenidade, no auditório da faculdade Unesc, em Cacoal, onde ocorrerão as palestras e oficinas destinadas a prefeitos, vereadores, fiscais e técnicos tributários de todos os 52 municípios.  A programação segue até sexta-feira, sob a coordenação da Escola Superior de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que realiza as atividades em parceira com Governo do Estado, Universidade Federal (UNIR), Sebrae, Receita Federal, Associação Rondoniense de Municípios – AROM e outros.

As atividades objetivam orientar os gestores municipais na implantação de mecanismos que possibilitem governança econômico-fazendária dos municípios, gerando eficiência na gestão fiscal. Em sua quinta edição, o programa já registra resultados significativos nas municipalidades, que passam a reformular leis voltadas à saúde financeira do ente local, com a capacitação dos técnicos, secretários de das pastas de finanças, administração, controle interno, planejamento e procuradoria.

O Vice-Presidente da AROM, Prefeito Claudio Santos, representou o Presidente Airton no ato solene de abertura do evento. O municipalista frisou os avanços que o PROFAZ tem trazido às gestões municipais, destacando a sensibilidade do TCE em desenvolver uma iniciativa voltada ao aprimoramento dos técnicos e também por articular entidades, órgãos e poderes para contribuir com as administrações.

 

O Presidente do TCE, Conselheiro Edilson de Sousa Silva abriu as atividades do PROFAZ desejando boas-vindas aos mais de 400 participantes e destacando que todas as salas técnicas estão lotadas. O chefe da Corte de Contas também registrou agradecimentos à AROM, afirmando que o Tribunal segue uma linha municipalista, por entender as necessidades de estruturação dos municípios sob sua jurisdição.

Prefeito Claudio Santos e a prefeita Glaucione Rodrigues entregam placa de homenagem do TCE
aos especialistas do PROFAZ, pela dedicação e êxito nos trabalhos junto aos municípios.

 

Assessoria AROM