Início » Destaques » Presidente da AROM e governador debatem prioridades do municipalismo

Presidente da AROM e governador debatem prioridades do municipalismo

Em uma agenda com o governador de Rondônia, Daniel Pereira, nesta quarta-feira (19), o presidente da AROM, Airton Gomes, levou uma pauta plural em favor das gestões municipais, a fim de obter soluções aos prefeitos. Os encaminhamentos municipalistas junto ao Governo contêm demandas antigas e atuais e vêm sendo atendidas.

Sobre os recursos do FITHA para infraestrutura rural dos municípios, o governador cobrou do DER, providências para fazer o repasse àquelas municipalidades já estão aptas a receber. O dirigente da AROM também apresentou a aflição dos prefeitos quanto aos servidores transpostos que exercem atividade nos municípios, e Daniel agendou uma reunião com a equipe que administra o pessoal do governo para a próxima segunda-feira (24), para uma correção no convênio ou que se busque outra saída para que os municípios não sejam prejudicados.

Outro assunto levado ao conhecimento do chefe de estado é sobre o encolhimento populacional divulgado pelo IBGE, do qual os dados são contestados pelo movimento municipalista. Ao receber as informações, Daniel se mostrou preocupado e decidiu que montará uma força-tarefa nos próximos dias, para resolver a questão.

Na oportunidade, o presidente Airton também expôs a preocupação dos prefeitos sobre uma possível retenção de cerca de R$ 48 milhões dos recursos do FUNDEB, foram depositados a mais aos municípios e que deverão ser realocados, ponto em que o governante expressou compreensão e apoio.

Ainda dentro da pauta municipalista, Airton Gomes apresentou manifestação da entidade em integrar o Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (CONDER), tendo em vista a necessidade de haver representatividade dos municípios nas discussões que importam às gestões locais. Sobre o assunto, o governador também salientou que é favorável.

Assessoria AROM