Início » Destaques » Prefeitos convidam candidatos para o Painel dos Governadoráveis

Prefeitos convidam candidatos para o Painel dos Governadoráveis

Na manhã desta quinta-feira (11), uma comitiva de prefeitos entregou convites aos candidatos ao Governo, Expedito Junior (PSDB) e Cel Marcos Rocha (PSL), para participarem do evento “Painel dos Governadoráveis”, de promoção da Associação Rondoniense de Municípios – AROM. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (18), em Porto Velho, com a presença dos Presidentes de Câmara de Vereadores e representantes convidados do TRE/RO, TCE/RO, MP/RO, OAB/RO e FIERO. A ideia é oportunizar aos gestores municipais a conhecerem as propostas dos pretensos quanto à realidade das gestões locais.

Representando o Presidente da AROM, Airton Gomes, a Prefeita Helma Amorim, de Alto Paraíso, enfatizou aos candidatos que o painel será um ambiente democrático e isento, onde os participantes não se confrontarão como em um debate, mas responderão a perguntas previamente elaboradas e farão exposição de plano de governo. Segundo a administradora, a proposta do evento é propiciar aos prefeitos e vereadores presidentes de Câmara a oportunidade de saber como pensam os candidatos acerca das políticas que precisam ser desenvolvidas junto aos municípios, com o enfrentamento de realidades administrativas profundas.

Os candidatos receberam os prefeitos e gravaram vídeos tratando o assunto. O governadorável Expedito Junior confirmou aceitou o convite e assinou a declaração de participação, elaborada pela associação. Já o candidato Cel Marcos Rocha anunciou, no vídeo ao lado dos prefeitos, que faz questão de participar, mas ainda não assinou o documento de confirmação de presença. Além da declaração de participação, a entidade municipalista submeterá aos candidatos um Termo Compromissário com eixos de atuação governativa em favor dos Municípios, a ser assinado por eles, no ato do evento, e testemunhado pelos representantes dos poderes e instituições convidadas, convidados de honra.

Na avaliação do Prefeito de Candeias do Jamari, Luis Ikenohichi, os candidatos foram receptíveis à iniciativa do movimento municipalista e que, agora, os prefeitos aguardam o comparecimento dos dois candidatos no evento. Para o gestor, o Painel dos Governadoráveis representa mais uma frente ousada de atuação da associação, pois visa a execução de uma agenda genuinamente municipalista, para que os chefes dos poderes Executivo e Legislativo municipais possam estar frente a frente com os candidatos ao Palácio Rio Madeira e saber, deles, que políticas públicas têm para serem aplicadas em conjunto com os municípios.

 

Assessoria/AROM