Início » Últimas Notícias » Prefeita Helma Amorim é eleita presidente do consórcio de municípios CISAN

Prefeita Helma Amorim é eleita presidente do consórcio de municípios CISAN

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia  (CISAN–Central/RO) terá nova Diretoria composta de prefeitos e técnicos, para o biênio de 2019/2020. Em eleições ocorridas na última quarta-feira (28), a prefeita de Alto Paraíso, Helma Santana Amorim, foi eleita Presidente da instituição, devendo suceder o atual gestor, Oscimar Ferreira, prefeito de Campo Novo de Rondônia.

Aglomerando 15 municípios, desde sua fundação, em 2009, o CISAN atua com foco na implementação de políticas e projetos de desenvolvimento do saneamento básico nas cidades consorciadas. Dentre as vertentes do saneamento, o consórcio promove a destinação adequada dos resíduos sólidos, ou seja, o transporte e tratamento do lixo.

A presidente eleita destaca a responsabilidade que tem pela frente, para implantar projetos em andamento e destaca que o CISAN é indispensável ao desenvolvimento dos municípios. “Organizadas em consórcio, as gestões municipais conseguem sanar problemas crônicos das cidades, como a extinção dos lixões, a oferta de água de qualidade entre outras de custo elevados e difíceis de serem abarcadas com as limitações das prefeituras”, avaliou.

 

O atual presidente Oscimar cumprimentou a prefeita Helma e os prefeitos pela escolha eleitoral, destacando que o consórcio tem uma bonita história de evolução, executando ações de grande relevância. “Hoje, enquanto a maioria dos municípios do país pede prorrogação de prazo da Lei que obriga a extinção dos lixões, nenhum de nossos 15 municípios associados possui lixão à céu aberto, pois resolvemos esse problema, que está diretamente ligado à saúde pública.

 

Ampliações

Recentemente, o CISAN ampliou seu rol de atividades, obtendo permissão para atuar com inspeção municipal sanitária e licenciamento ambiental. A estratégia administrativa é instituir um centro de referência em águas e esgotos, centrais de triagem de resíduos, centrais de compostagem de resíduos, processamento dos resíduos de construção, apoio à coleta seletiva nos municípios, serviços de inspeção municipal sanitária e apoio ao licenciamento ambiental.

Desafios

Segundo a presidente eleita, Helma Amorim, sua gestão deverá superar desafios com ousados projetos que devem recepcionar ações idealizadas pelo atual presidente, o colega prefeito Oscimar. Entre esses desafios a serem mantidos pela nova gestão está a criação de uma central de regulação de saneamento básico e apoio aos investimentos em infraestrutura de cada cidade consorciada, e o serviço de inspeção sanitária conjunta, para favorecer a criação de um mercado comum aos municípios do Vale do Jamari.

Outra área a receber atenção e continuidade sobre os projetos da atual gestão é a criação de uma central de inteligência setorial, formada de profissionais especialistas no trato ambiental, para sanar pendências técnicas dos municípios. Para seu funcionamento, a câmara de técnicos deve suprir necessidades em engenharia com a oferta de engenheiros sanitaristas, florestais, ambientais, veterinários e outros. A estrutura deverá realizar inspeções e controle efetivo da qualidade da água, com a devida regulação.

Conheça a nova Diretoria do CISAN-CENTRAL/RO:

Diretoria Executiva
Presidente
Helma Santana Amorim (Alto Paraíso)
Vice-Presidente: Evandro Epifânio de Faria (Rio Crespo)
Secretário-Geral: Evandro Marques (Monte Negro)
Diretor Administrativo e Financeiro: Marcelo Alves de Lima (Vale do Anari)
Diretor Técnico: Nilton Roberto (Machadinho d´Oeste)

Conselho Fiscal:
Titular:
Maria Fabiana Diogenes da Silva (Governador Jorge Teixeira)
Renata Romualdo Silva (Buritis)
Larissa Paes Piola (Theobroma)

Suplente:
Paulo Waldoir Dore Gonçalves (Cujubim)
Paulo Sérgio Tramontin (Itapuã do Oeste)
Nilton César Moreira (Nova União)

 

Assessoria AROM