Início » Destaques » Com apoio da AROM, prefeito de Pimenta Bueno planeja medidas para eficiência na gestão

Com apoio da AROM, prefeito de Pimenta Bueno planeja medidas para eficiência na gestão

Atendendo a uma solicitação do prefeito Delegado Araújo, de Pimenta Bueno, uma equipe da Associação Rondoniense de Municípios – AROM realizou um diálogo técnico com os gestores das pastas do Planejamento e Fazenda, e agentes responsáveis pela tributação da prefeitura.

A comitiva da AROM apresentou um diagnóstico sobre o comportamento da arrecadação do município e prestou orientações sobre procedimentos e medidas para melhorar a eficiência do setor fazendário. A entidade constatou que Pimenta Bueno é o oitavo município em arrecadação no estado e possui vocações de produção, comércio e serviços que permitem um avanço em desenvolvimento, geração de emprego e renda. A melhoria na arrecadação diminuiria a dependência dos repasses constitucionais, como transferências dos governos Federal e estadual.

O atual desafio do prefeito e sua equipe é o de mudar uma realidade em que apenas 18,30% das receitas públicas da prefeitura são geradas pelo município, e o restante, 81,70% vem do estado e união. Além disso, o índice de inadimplência de contribuintes com o IPTU, por exemplo, é outro ponto de prioridade da gestão, que estuda medidas de facilitação ao pagamento pelos contribuintes.

A eficiência da fiscalização tributária também é uma saída buscada para registrar as riquezas que são geradas no campo e na cidade de Pimenta, que atualmente não são computadas, refletindo negativamente na participação do município sobre a partilha dos recursos das transferências estaduais.

A iniciativa do prefeito Delegado Araújo em solicitar a equipe técnica da AROM para uma avaliação da realidade econômica do município demonstra comprometimento com a gestão pública. “É preciso uma reforma administrativa para tornar a máquina pública mais eficiente em arrecadação, fiscalização e melhor aplicação dos recursos públicos. Precisamos utilizar as ferramentas corretas, aproveitarmos os parceiros que apoiam o desenvolvimento dos municípios, como a AROM, para alavancarmos a nossa economia e melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito.

Governança

A participação da sociedade é um critério indispensável para o sucesso da gestão. De acordo com o prefeito, sua equipe está orientada a dialogar com o cidadão, mas ele pondera que é necessário que o munícipe também se comprometa com as mudanças necessárias para o município.

Acompanhamento técnico da AROM

Por determinação do Presidente da AROM, Claudio Santos, os coordenadores Willian Luiz e Ivonete Caja, abordaram o panorama econômico de Pimenta Bueno e apresentaram as sugestões da entidade para melhorar o atual contexto do município. O acompanhamento técnico às gestões municipais tem apresentado resultados positivos em diversos municípios, como Costa Marques e Itapuã do Oeste que, seguindo as orientações da AROM, conseguiram aumentar a sua autonomia administrativa e destravar pendências que impediam o recebimento de recursos.

 

Assessoria AROM