Início » Destaques » COSEMS/RO PREMIA PROJETOS DE SUCESSO DA SAÚDE MUNICIPAL

COSEMS/RO PREMIA PROJETOS DE SUCESSO DA SAÚDE MUNICIPAL

Iniciativas bem-sucedidas empreendidas na área da saúde municipal estão sendo avaliadas e premiadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (COSEMS-RO). Durante esta semana, dezenas de gestores da pasta estão em Porto Velho, para a “Mostra Estadual Rondônia Aqui tem SUS”, evento de apresentação e análises dos projetos, para escolha dos melhores resultados obtidos pelas prefeituras na oferta de saúde pública.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) foi convidada a conhecer a ação e, na abertura do encontro, o presidente Claudio Santos enalteceu a condução das atividades pelo dirigente do conselho, Afonso Emerick, secretários e apoiadores presentes. Em sua fala, o municipalista destacou a proximidade que a entidade vem imprimindo junto ao COSEMS, absorvendo suas demandas e orientando os prefeitos a manterem sintonia com seus gestores da saúde, para enfrentar os desafios diários do setor.

O presidente Claudio frisou ainda as frentes de atuação da AROM em defesa dos municípios na área, exemplificando a realização, em 2018, do evento “Cenário Municipalista”, em que a instituição reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, CNM, Prefeitos e Procuradores municipais, para buscar um consenso entre os atores envolvidos na Judicialização da saúde. “Nesse evento, as autoridades se apropriaram da realidade de que os municípios penam muito com tantas ações judiciais no setor”, disse.

O prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho e o Vice-Prefeito  e Secretário de Saúde de  Espigão do Oeste, Waltinho, prestigiaram o evento.

Para 2019, a AROM estabeleceu, em assembleia, a criação de câmaras técnicas setorizadas em que entre elas, está a da saúde, que deve manter um diálogo permanente entre o secretários e prefeitos, com abertura para participação dos promotores locais. “A nossa intenção é promover um ambiente produtivo em que se compreende os fatores que afetam a nossa realidade, para manter eficiente a dinâmica de oferta de saúde, com os devidos credenciamentos e fontes de financiamentos dos blocos de recursos”, informou o Municipalista.

O Presidente arrematou dizendo que a AROM realiza, nos próximos dias 21 e 22 de março, a capacitação “Alternativas para gestão da saúde básica”, em Porto Velho. “Em parceria com a CNM e IPZ, estamos trazendo uma especialista de renome nacional, para abordar temas de extrema relevância à pasta e esse curso é gratuito e preparado para todos os secretários, coordenadores da atenção básica, enfim, todos agentes envolvidos na prestação do serviço nos municípios”, anunciou.

 


CLIQUE NA IMAGEM PARA REALIZAR INSCRIÇÃO

O evento contou com a presença do Secretário de estado da Saúde, Fernando Rodrigues, que apresentou aos secretários o plano de ação da SESAU para o novo governo. Após a apresentação, Afonso Emerick pediu que o Secretário mantenha proximidade das unidades de saúde de Rondônia. “Certamente, sua gestão frente a pasta da Saúde estadual terá muito sucesso, se o senhor entender os desafios que os secretários vivem diariamente, na missão de salvar vidas”, finalizou.

Assessoria/AROM