Início » Destaques » Painel sobre saúde municipal é destaque em seminário da AROM e CNM

Painel sobre saúde municipal é destaque em seminário da AROM e CNM

“Fortalecer, ainda mais, o capital político e intelectual do movimento municipalista com aproximação e capacitação dos servidores municipais, esse é o papel da Escola Municipalista da AROM”. Com estas palavras, o Presidente da AROM, Claudio Santos, abriu o Seminário Alternativas para a Gestão da Saúde Básica, realizado em parceria com a CNM e IPZ, nesta quinta-feira (21), em Porto Velho.

Um destaque no primeiro dia de evento foi a realização de um painel com autoridades na área da saúde, que foram convidadas a comporem o “Cenário Municipalista”, que é uma ação da AROM para a promoção de diálogos acerca de temas que afetam as questões locais. O painel da Saúde reuniu atores, como a enfermeira Marta Duarte (SESAU), Ana Flora e Elizeu Lira (AGEVISA), o vice-presidente do COSEMS/RO, Rubi Ferreira, a consultora da CNM, Dra. Carla Estefanía, e o presidente da associação, Claudio Santos.

Instigados pelo conteúdo aplicado no seminário, os técnicos participaram ativamente no painel. Como mediador, o presidente Claudio concedeu aos secretários municipais de saúde e prefeitos, um espaço para que relatassem seus enfrentamentos em relação aos gastos com translado de pacientes, regulação de atendimento, regionalização, judicialização da assistência farmacêutica e os fundos de recursos.

Além destes, muitos outros temas foram questionados e respondidos por cada um dos painelistas. “Um espaço como este, permite a qualificação técnica nessa parceria da AROM com a CNM e IPZ e propicia uma autoanálise mútua por parte das instituições participantes no aperfeiçoamento do Municipalismo, a partir das impressões de cada representante sobre suas realidades e quais soluções deverá sugerir para a superação dos desafios enfrentados”, avaliou a especialista, Dra. Carla.

O seminário conta com a participação de representantes de 45 municípios do estado e se estenderá até nesta sexta-feira 22. O projeto da AROM é promover qualificação para os 50 mil servidores municipais de Rondônia e, já conta com uma agenda de mais 15 cursos nos próximos meses de 2019, para todos os setores da administração municipal.

 

CLIQUE PARA VISUALIZAR GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

 

ASSESSORIA AROM