Início » Últimas Notícias » IFRO AMPLIA ENSINO À DISTÂNCIA EM PARCERIA COM MUNICÍPIOS

IFRO AMPLIA ENSINO À DISTÂNCIA EM PARCERIA COM MUNICÍPIOS

O acesso à educação técnica, superior e de pós-graduação nos municípios de Rondônia foi o assunto de uma reunião entre prefeitos, mobilizados pela AROM e o Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Uberlando Tiburtino Leite. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 23, na Reitoria do IFRO, em Porto Velho, momento em que os representantes dos municípios assinaram um Protocolo de Intenção, para a implantação de polos de Educação à Distância (EAD), nas localidades. Ao todo, 22 municípios foram convidados para assinatura do termo.

O Reitor explicou aos prefeitos que, além uma política de atuação para minimizar os problemas referentes ao acesso à educação, o propósito do IFRO em implantar polos EAD é consolidar e expandir cursos em consonância com os arranjos produtivos, culturais e sociais de cada região. “A parceria com as prefeituras, além de nos proporcionar apoio logístico, auxilia nosso corpo técnico a identificar e definir o perfil de atuação de EAD a ofertarmos, se é agrícola, industrial, serviços ou negócios. Cada região tem seu potencial produtivo, que poderá ser motivada por meio de ensino de qualidade, profissionalizante, público e gratuito”, destacou Uberlando.

“Para um prefeito que reconhece o papel da educação, é gratificante poder anunciar para a sua comunidade que ela será assistida de educação profissional e gratuita”, destacou o Presidente da AROM e Prefeito de Theobroma, Claudio Santos, ao enaltecer a postura visionária do Reitor Uberlando e do Diretor de Educação à Distância, Adonias Soares da Silva Júnior. Claudio também falou da necessidade de se realizar um trabalho que alcança os funcionários das gestões municipais e destacou que a associação realiza, através da Escola Municipalista, capacitações técnicas, pontualmente voltadas aos enfrentamentos das gestões municipais, mas que também está aberta a debater maneiras de direcionar cursos de graduação e especialização aos mais de 50 mil servidores municipais em Rondônia.

Os municípios convidados a assinarem o Temo de Intenção são: Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Itapuã do Oeste, Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova União, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, Theobroma, Urupá, Vale do Anari.

Assessoria AROM