Início » Destaques » FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO DA AROM E CNM

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO DA AROM E CNM

Mais de 140 agentes municipais entre prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras de Rondônia participam, hoje (30), do seminário “Financiamento da Educação”, promovido pela Escola Municipalista da AROM, em parceia com a CNM e IPZ. O evento ocorre no auditório do IFRO de Porto Velho e deve seguir até esta sexta-feira (31), com vasta agenda técnica de capacitação dos gestores locais com a participação de autoridades.

Ao abrir os trabalhos, o presidente da AROM, Claudio Santos, enfatizou que prefeitos e secretários têm uma missão importante, que requer dedicação e coragem para enfrentar as complexidades do setor de educação. “Está sob nossa responsabilidade gerir com esmero os programas e toda a dinâmica de oferta de educação à sociedade. Nesse contexto, nós da associação buscamos oferecer uma atualização de conhecimentos e ampliar discussões sobre o tema”, discursou.

Com o tema “financiamento da educação municipal”, o seminário promovido pela AROM propõe uma profunda abordagem sobre os diversos programas federais, que são executados pelos municípios e os gastos impostos às gestões locais. Durante toda a manhã de hoje, a consultora de Educação da CNM, Mariza Abreu, tratou sobre colaboração e conflito entre Estado e União, bem como os desafios enfrentados pelos municípios na entrega da educação.


Na parte da tarde, às 16h, a AROM realiza o Painel Municipalista, com os temas Reordenamento das Escolas, Projetos de Combate a Incêndio e Militarização das Escolas. Devem atuar como painelistas os representantes do Ministério Público, da SEDUC, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Contas, CNM e Municipalismo. O momento é bastante aguardado pelos gestores educacionais, que desejam saber o posicionamento das autoridades .

Assessoria/AROM