Início » Destaques » Prefeitos comemoram: Investimentos em estradas rurais é compromisso do Governo

Prefeitos comemoram: Investimentos em estradas rurais é compromisso do Governo

“Se tiver que cortar, vamos cortar de outro setor. O que é essencial para a sociedade deve ser mantido, ou melhorado”. Esta foi a mensagem do Governador Cel Marcos Rocha, transmitida pelo seu vice-governador, José Jodan, em encontro com prefeitos e prefeitas, nesta segunda-feira (24), que tratou sobre a manutenção de quase R$ 9 milhões a serem repassados aos municípios, por meio do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (FITHA) para investimento em obras nas estradas rurais. Jodan também parabenizou os prefeitos pela habilidade de mobilização e primazia pelo diálogo pacífico.

 Os representantes dos 35 municípios que estiveram presentes na audiência também foram recepcionados pelo o secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves Jr, e o diretor geral do DER, Cel Meireles. Na mobilização, prefeitos contaram com o apoio dos parlamentares estaduais, com amplo esforço do Presidente da ALE, deputado Laerte Gomes. Na reunião, o Parlamento esteve representado pelo Deputado Cirone Deiró.

Gonçalves, da Casa Civil, prestou esclarecimentos sobre a condução do Governo em relação ao tema e enfatizou que reconhece a importância dos municípios para o desenvolvimento do Estado e que uma série de medidas estão sendo adotadas para melhorar, ainda mais, o relacionamento com os gestores locais, “Não tem estado forte com municípios fracos e nem municípios fortes com estado quebrado”, disse.

 O presidente da AROM, Claudio Santos, representando todos os prefeitos e, em nome do governador Cel Marcos Rocha, agradeceu a equipe de governo pela sensibilidade com a pauta apresentada e expôs a preocupação do movimento municipalista em relação a manutenção dos valores e também, quanto à celeridade dos repasses do FITHA aos municípios.

O líder municipalista explicou, que as prefeituras não dispõem de recurso próprios para investirem em infraestrutura rural, mas que, por vezes, para atender as demandas urgentes dos produtores, precisam fazer sérios compromissos financeiros, comprometendo outras áreas.

Reforçando o compromisso do Governador, o diretor do DER afirmou que não haverá cortes nos repasses e que está sendo realizando uma força tarefa para que todos os municípios recebam seus recursos o mais breve possível.

 

Assessoria /AROM