Início » Destaques » Mais 150 técnicos municipais participam de seminário sobre gestão de pessoal realizado pela Escola Municipalista da AROM

Mais 150 técnicos municipais participam de seminário sobre gestão de pessoal realizado pela Escola Municipalista da AROM

A Escola Municipalista da AROM realizou a capacitação de mais 150 técnicos neste quinta e sexta-feira (01), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Instituto IPZ. O evento reuniu, em Porto Velho, prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores que atuam no setor de recursos humanos das prefeituras, secretarias, institutos e Câmaras de vereadores.

Representando a AROM, o prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar Oliveira, membro diretor da entidade, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou o trabalho da associação nesse processo de capacitação. “A AROM tem abraçado os municípios em todas as causas. Temos uma diretoria forte, atuante e comprometida com os desafios dos municípios”, enfatizou o gestor. Ele ainda destacou que as atividades de qualificação, realização de treinamento e aperfeiçoamento, são estabelecidas por estatuto. “Ofertar capacitação é papel institucional da entidade e a AROM está se consolidando entre os servidores municipais, como aliada para os enfrentamentos diários das prefeituras. A sociedade precisa do servidor público qualificado e nesse sentido, a AROM atua com a Escola Municipalista”, afirmou.

 

O seminário Regras Básicas de Gestão de Pessoal foi ministrado pela advogada Dra Elena Garrido, consultora da CNM. Ela é especialista em gestão estratégica municipal e mestre em direito social e políticas públicas.

Para a AROM, o empenho dos servidores públicos municipais é um quesito importante para que a entidade continue buscando desenvolver as capacidades técnicas desses profissionais, estimulando o engajamento com os desafios das gestões municipais, de maneira que possam atuar estrategicamente com soluções para desenvolvimento do município e por mais qualidade vida para os cidadãos.

Neste ano de 2019, a AROM desenvolveu atividades de capacitação para todos os setores das prefeituras: saúde, educação, fazenda, captação de recursos e finaliza o ano com gestão de pessoal. Durantes esses seminários, são propostos debates, painéis com a participação de autoridades sobre os mais diversos temas, enfatizando a relação do município com o Estado e União. Com essas atividades inseridas no programa Escola Municipalista da AROM, além da promoção do conhecimento, há também uma provocação técnica por meio do debate construtivo entre todos os envolvidos no processo de prestação do serviço público.

A AROM já está em processo de elaboração do Programa para 2020, que em breve será divulgado às prefeituras. Para o Presidente da AROM, Claudio Santos, este trabalho de qualificação, permite também economia. “Foram mais de 3 mil pessoas capacitadas gratuitamente em 2019. Algo que custaria mais de R$ 5,5 milhões aos cofres municipais” afirma o líder municipalista.

Assessoria AROM