Início » Últimas Notícias » Municípios são beneficiados com a entrega de maquinário para fomentar setor produtivo

Municípios são beneficiados com a entrega de maquinário para fomentar setor produtivo

O setor produtivo de Rondônia recebeu um reforço importante nesta segunda-feira (4), com a entrega de 321 máquinas e equipamentos do programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa. Adquirido pelo governo do Estado pelo valor de R$ 150 milhões, o maquinário é resultado de uma das maiores emendas de bancada da história do Congresso Nacional.

A proposta é fortalecer o setor produtivo dos municípios. A solenidade de entrega foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e contou com a participação de diversos prefeitos e secretários municipais de agricultura. Para a vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), que representou o presidente Claudio Santos, a bancada federal está atenta as demandas municipais. “Quero agradecer a todos os parlamentares envolvidos, cito aqui a pessoa do deputado federal Lúcio Mosquini, coordenador da bancada, que ouviu os municípios e agora temos o resultado. Com isso, quem ganha são os nossos produtores rurais, principalmente a agricultura familiar. Somos um estado que depende muito do agronegócio e os nossos deputados e senadores estão destinando recursos para os nossos municípios, de olho nesse setor”, disse a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, destacando a importância do maquinário para os municípios.

O governador Marcos Rocha parabenizou a unidade da Bancada Federal, Deputados Estaduais e SEAGRI, em apoio aos prefeitos para desenvolver a agricultura nos municípios. “Vemos prefeitos, secretários municipais trabalhando diuturnamente para melhorar o acesso de produtores rurais, seja por estradas, pontes, escoando a produção. É um trabalho que não pode parar e que com o apoio da bancada federal, deputados estaduais e SEAGRI, podemos avançar muito, com certeza”, disse o governador.

O deputado federal Lúcio Mosquini agradeceu a presença do Diretor-Geral do PCN, general Ubiratan Poty. Em sua fala, o parlamentar destacou que Rondônia é um estado onde existem fábricas de comida, fábrica de leite, carne, feijão, de soja e de peixe. “Isso é o setor produtivo trabalhando. É o setor que precisa de investimentos, pois é a mola propulsora desse estado. E estamos felizes, nós todos da bancada federal, que colocamos esse recurso a disposição do Estado e agora vemos os municípios sendo agraciados”, disse.

Os municípios receberam ou estão recebendo máquinas e equipamentos, entre eles: tratores agrícolas, grades aradoras hidráulicas, carretas agrícolas, escavadeira e motoniveladora, caminhões, pás-carregadeiras e retroescavadeiras de acordo com autorização do Ministério da Defesa/PCN. Esses equipamentos têm capacidade de beneficiar direta e indiretamente mais 267.620 pessoas ocupadas em 91.437 estabelecimentos agropecuários no Estado de Rondônia.

ASSESSORIA AROM