Início » Destaques » IBGE divulga dados do Censo Agropecuário para municípios; confira agenda de reuniões.

IBGE divulga dados do Censo Agropecuário para municípios; confira agenda de reuniões.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá visitar vários municípios no interior de Rondônia para divulgar os resultados definitivos do Censo Agropecuário, realizado em 2017. Já nesta terça-feira (19), Vilhena sediará a primeira do ciclo de reuniões. Para a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), essa é uma oportunidade de os gestores conhecerem os indicadores para melhor planejar a aplicação de recursos no setor.

A pesquisa feita pelo IBGE fez uma fotografia do campo rondoniense. O primeiro Censo Agropecuário do país foi feito em 1920 e ocorre em intervalos de mais ou menos decenais desde 1940, com exceção do período entre 1970 e 1985, quando foi feito a cada cinco anos.

A apresentação abordará a metodologia do Censo Agropecuário, dados sobre a produção agrícola em Rondônia, com foco nas principais lavouras, criação de animais, sendo o rebanho bovino e os galináceos os principais, piscicultura e características dos produtores rurais rondonienses. Durante o Censo Agro, os recenseadores percorreram mais de 100 mil quilômetros, visitando mais de 90 mil estabelecimentos agropecuários.

“Os dados do IBGE servirão para balizar os gestores municipais sobre a agropecuária local para trabalhar melhor a gestão pública. De posse dessas informações, prefeitos e secretários podem verificar quais necessidades são mais urgentes, não somente no segmento, mas também em saúde, educação e toda assistência necessária ao homem do campo”, diz Cláudio Santos, presidente da AROM.

As reuniões ocorrerão nos municípios Sede de Agências do IBGE, de maneira a possibilitar a participação dos municípios correspondentes. A apresentação começa em Vilhena, nesta terça-feira (19); na quarta-feira (20) será em Cacoal, no dia seguinte em Ji-Paraná e no dia 22 em Ariquemes.

Confira abaixo o cronograma de reuniões, local e municípios correspondentes:

 

 

Assessoria AROM