Início » Últimas Notícias » Semana Global do Empreendedorismo tem engajamento de 24 municípios de Rondônia

Semana Global do Empreendedorismo tem engajamento de 24 municípios de Rondônia

Ao menos 24 municípios de Rondônia participam da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) que teve início na segunda-feira (18) e segue até o próximo domingo (24) em todo o país. Nesta 12ª edição, o tema é “Empreender é viver o futuro hoje”. Durante o evento são realizadas palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates e competições online.

A SGE é um evento mundial que inspira, capacita e conecta jovens e adultos que se interessem pelo empreendedorismo. Criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, a ação começou nos 18 países fundadores da iniciativa e se espalhou para mais de 170. O movimento chegou ao Brasil em 2008 e, desde então, apresentou desenvolvimento incomparável, atingindo em 2014, 5.811 atividades, nos 26 dos estados e no Distrito Federal, contando com mais de 1 milhão e 600 mil participantes. Em 2018, primeiro ano em que a SGE ficou sob a coordenação do Sebrae, foram realizados 8.296 eventos, em 1.161 cidades, com 670 instituições, alcançando mais de 1 milhão de participantes.

Segundo dados apresentados pelo Sebrae, de 6.400 milhões de estabelecimentos empresariais em todo o país, 99% são microempresas, pequenas empresas ou microempreendedores individuais, que atualmente respondem por 52% dos empregos formais com carteira assinada no país. Para o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), o empreendedorismo deve ser incentivado desde a educação básica. “Se incentivarmos desde a base, teremos adultos mais criativos e bem mais informados. O empreendedorismo é grande gerador de empregos e isso alavanca a economia de diversos municípios, mantendo boa parte da população empregada”, observa Cláudio Santos.

Nesta terça-feira (22), em Primavera de Rondônia, acontece a Feira Jepp, até as 17 horas, na EMEF Amilton Ribeiro. O evento sobre empreendedorismo na educação básica é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A feira será o encerramento da aplicação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A mesma feira também acontece em Urupá, EMEF Escola Alphonsus Guimarães, em parceria com a prefeitura.

Ainda nesta sexta-feira, em Vilhena, a partir das 10 horas, terá início o Seminário de Fruticultura, evento em parceria com a Prefeitura do município e o Sebrae, na Escola Escola Ângelo Mariano Donadon. Simultaneamente, no mesmo local, ocorre nesta sexta-feira, a Casa do Empreendedor Itinerante, até as 16 horas, com atendimento ao empreendedor; formalização de MEI; emissão de DAS; emissão de notas fiscais, entre outros serviços.

Os 24 municípios de Rondônia com atividades na Semana Global do Empreendedorismo são: Ariquemes, Alta Floresta do Oeste, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Vilhena, São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré, Itapuã do Oeste, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Primavera de Rondônia, Urupá, Candeias do Jamari, Cujubim.