Início » Últimas Notícias » Cacoal é destaque em avaliação do TCE sobre transparência e anticorrupção, nota 98,5

Cacoal é destaque em avaliação do TCE sobre transparência e anticorrupção, nota 98,5

Uma grande conquista para a gestão municipal de Cacoal, divulgado nesta semana, foi o destaque nos quesitos transparência e anticorrupção em avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) ao aprovar, por unanimidade, as contas dos exercícios 2017 e 2018 administração da prefeita Glaucione Rodrigues. Na transparência a nível nacional, com a avaliação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Cacoal alcançou o primeiro lugar no Estado e o 15º no ranking nacional.

Prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues

A nota atribuída pelo órgão de controle externo de Rondônia é uma das mais altas do país, 98,05. Em 2016, a nota dada pelo Tribunal de Contas do Estado foi de 3,75. No ano seguinte subiu para 91,91, e o novo avanço revela ainda mais ações com foco na transparência. Já a nota do MPF subiu de 3,0 para 9,6, no ano passado.

O principal diferencial é a transparência nas contas públicas, processos e divulgação de informações à comunidade no portal da Transparência. A prefeita destaca o fato como um esforço de todos os servidores para cumprir a lei e, principalmente, possibilitar que a população tenha acesso às informações do município. “É uma gestão de transparência e lisura nos processos públicos”, ressaltou Glaucione.

Cláudio Santos, presidente da Associação Rondoniense de Municípios, parabeniza a conquista da gestora de Cacoal e destaca que o trabalho das atuais gestões tem sido pautado na transparência e em evitar o desperdício de recursos públicos. “As notas do TCE e do MPF mostram que os prefeitos de Rondônia estão no caminho certo. Eles trabalham com honestidade, transparência e na boa aplicação dos recursos em benefício da sociedade. E quanto a isso, podemos afirmar com certeza que a AROM tem sido grande parceira, pois coloca equipe técnica a disposição das prefeituras para auxiliar em projetos, capacita servidores e está sempre a disposição para auxiliar de todas as formas possíveis. É um trabalho que não pode parar e o reconhecimento merece ser comemorado. E todos os prefeitos tem trabalhado com transparência e combatendo a corrupção”, enfatiza o presidente.

Em destaque no cenário nacional, a Prefeitura de Cacoal foi convidada, através da Controladoria Geral do município, para participar em Brasília, nos dias 3,4 e 5 de dezembro para um Fórum Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela CGU.

 Assessoria AROM