Início » Últimas Notícias » Em reunião com MEC e IFRO, prefeitos e secretários de educação falam sobre ampliar oferta de cursos técnicos

Em reunião com MEC e IFRO, prefeitos e secretários de educação falam sobre ampliar oferta de cursos técnicos

A oferta de cursos técnicos profissionais para todos os municípios do Estado de Rondônia foi tema de reunião, na tarde de segunda-feira (2), na Reitoria do Instituto Federal de Rondônia em Porto Velho (IFRO), entre o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, prefeitos e secretários municipais de educação.

Prefeito de Theobroma e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Cláudio Santos, defendeu a necessidade melhorias para os jovens que concluem a educado básica e vão para o mercado de trabalho. “Nossos jovens precisam ser mais assistidos para ingressarem no mercado de trabalho. Normalmente, eles terminam o ensino médio e, como os polos educacionais ficam em municípios distantes, eles não têm perspectiva de dar continuidade no ensino. Por isso, apesar de estarmos avançados em comparação aos IFs de outros estados, é importante priorizar melhorias, ampliar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes para que eles possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho”, defende o presidente.

No encontro, o objetivo do MEC era ouvir os representantes municipais, levantar demandas e necessidades visando desenvolver e ampliar ações educacionais através do IFRO nas cidades rondonienses. Uma das ideias é ampliar a oferta de curso de Educação a Distância (EAD).

Participando do encontro, o prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar, destacou a importância do IFRO no processo educacional de jovens e adultos nos municípios de Rondônia, assunto que também foi fortalecido pelo presidente Claudio Santos.

O gestor municipal solicitou ao representante do MEC a implantação do curso de medicina veterinária no Campus do IFRO de Colorado do Oeste, alegando que, além de ajudar a diversos jovens da região, contribuirá de forma permanente, para o fomento da economia local, gerando renda, empregos e oportunidades.

Além de Claudio Santos e José Ribamar, estavam presentes os prefeitos de Cacaulândia, Edir Alquieri; e de Campo Novo de Rondônia, Valdenice Domingos; além de secretários de vários outros municípios. Também participaram Silvilene Souza da Silva, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede do MEC; Uberlandio Tiburtino Leite, reitor do IFRO, e ainda pró-reitores e servidores do IFRO.

Assessoria AROM