Início » Últimas Notícias » Novos limites para contratação de operação de crédito por Municípios serão aprovados em janeiro, afirma STN

Novos limites para contratação de operação de crédito por Municípios serão aprovados em janeiro, afirma STN

Em reunião com o secretário-adjunto da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Otávio Ladeira de Medeiros, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou pedido de aprovação, por meio de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), do limite global anual para 2020, a ser observado pelas instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central para contratação de operações de crédito com os órgãos e entidades do setor público. O encontro ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro.

Durante a reunião, a CNM destacou que o tema é de suma importância e a ausência da definição prejudica o acesso dos Municípios a novos financiamentos. Segundo Medeiros, a pauta não foi submetida à votação do CMN na última quinta-feira, 19, pela complexidade de encaixar o novo limite de operações com garantia da União à luz dos regimes de recuperação fiscal dos Estados. Assim, a STN estuda qual o limite adequado para não comprometer o ajuste fiscal. “O prazo para a definição dos limites de contratação com e sem garantia da União para 2020 serão definidos no mês janeiro, em reunião extraordinária ou regular do CMN”, afirmou o secretário.

Os Municípios que tiveram a verificação aprovada em 2019 e não obtiveram acesso aos recursos do sem garantia em razão do esgotamento de limites, desde que ainda esteja no prazo, poderão acessá-los em 2020, havendo apenas a necessidade de, junto à STN, realizarem a verificação complementar.

A CNM lembrou, ainda, da necessidade de regulamento que possibilite o acesso por mais Municípios aos recursos, com regras que limitem aos Municípios com notas A e B na análise de capacidade de pagamento (Capag) da STN a acessarem os limites com garantia da União e os com notas C acessarem o sem garantia da União.

Participaram da reunião a chefe de gabinete Paula Bicudo de Castro Magalhaes, o coordenador-geral de Operações de Crédito dos Estados e Municípios, Renato da Motta Andrade Neto, e os supervisores da Assessoria Parlamentar e do núcleo de Desenvolvimento Econômico da CNM, André Alencar e Thalyta Alves.

Fonte: Agência CNM de Notícias