Início » Destaques » Arom e Sebrae se unem para elevar índices de educação nos municípios de Rondônia

Arom e Sebrae se unem para elevar índices de educação nos municípios de Rondônia

Uma parceria da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) atua para elaborar estratégias que ajudem a ampliar e elevar os índices da educação nos 52 municípios do estado. A ideia é um planejamento para ser executado ainda este ano, aliado ao projeto “Educação para o Futuro”, já em desenvolvimento, que mostre resultados na nota do Ideb, em 2021.

A primeira reunião aconteceu no último dia 2 de janeiro, quando o diretor executivo da AROM, Roger André, juntamente com a coordenadora jurídica, Ivonete Caja, recepcionaram o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, e sua equipe.

Para a AROM, é importante, antes de tudo, identificar a forma com que os municípios estão trabalhando a educação, considerando a infraestrutura das unidades escolares, o corpo docente, além da relação com os pais e comunidade. “A partir daí é que vamos elaborar o projeto para atingir os níveis mais altos, melhorar a educação como um todo. Neste ano, a AROM está focada em auxiliar os prefeitos em encerramento de mandato, mas com atuações que visem a continuidade de ações, principalmente na área de educação”, destacou Roger André.

O diretor executivo da Associação ainda frisou que o presidente Cláudio Santos defende que é necessário explorar as potencialidades econômicas de Rondônia. “Hoje, Rondônia tem 192 mil alunos na rede municipal de ensino. Destes, 62 mil são da Zona Rural. O presidente da AROM, Cláudio Santos, entende que fomentando projetos e iniciativas voltadas para a realidade de cada município, de cada comunidade, consegue-se melhorar os índices de educação e, consequentemente, a economia local”.

Em 2019, o Sebrae já conseguiu chegar a pelo menos 22 municípios com a metodologia Jovens Empreendedores Pequenos Passos (Jepp) e, com isso, envolver mais de 30 mil alunos. Foi destacado ainda na reunião o projeto Educação para o Futuro, com a entrega de apostilas para reforço escolar nos 52 municípios de Rondônia.

“Fizemos questão de no primeiro dia de trabalho de ano, vir aqui na Arom para juntos discutirmos estratégias para ajudar a ampliar e melhorar os índices da educação nos municípios. Acreditamos que teremos um crescimento significativo no próximo Ideb, que será divulgado em breve, mas temos que vislumbrar o topo do pódio e não podemos esperar 2021. Precisamos construir estratégias que não impactem este trabalho, pois este ano eleitoral pode significar alterações de equipes da educação e uma eventual descontinuidade no trabalho. E a Arom é a parceira ideal para defender esta bandeira”, disse Daniel Pereira.

Considerando que podem ocorrer a alternância das equipes técnicas durante a troca de gestores, a AROM destacou que existe trabalho em andamento para que os projetos tenham continuidade mesmo com a troca de comando municipal.

“Entendemos que a Educação é um esteio das administrações municipais e esta iniciativa do Sebrae é muito bem-vinda e precisamos trabalhar em conjunto para combater descontinuidades de boas iniciativas”, ponderou Roger André.

As duas entidades farão agendas em conjunto para otimizar a logística e apresentar aos gestores municipais a importância da adesão ao programa de Educação empreendedora do Sebrae (que não tem custos para o município)

Quer saber mais sobre o movimento municipalista rondoniense? Acesse arom.org.br. Você também pode interagir pelas nossas redes sociais Instagram e Facebook.

Assessoria AROM