Início » Ações do Executivo » Prefeitura de Buritis realiza primeiro LIRAa de 2020 e pede apoio da população

Prefeitura de Buritis realiza primeiro LIRAa de 2020 e pede apoio da população

Agentes de endemias começaram, nesta semana, a realizar o primeiro LIRAa de 2020. O levantamento rápido de infestação do mosquito Aedes aegypti segue até dia 30 de janeiro. O Ministério da Saúde classifica que a partir de 3,9% de infestação o cenário é de epidemia.

Em 2019, o município registrou os dois primeiros LIRAa com alto Índice (janeiro com 6.1% e abril com 4.0%), devido ser um período propício para a proliferação do Aedes aegypti, já os dois últimos foram de baixo risco (julho 0,2% e outubro 0,7%).

Este ano, o cenário é preocupante. O inseticida enviado pelo Governo Federal precisou ser devolvido em agosto de 2019, e até o momento não temos inseticidas para bloquear os casos positivos de pessoas com dengue. Além disso, o Aedes aegypti está apresentando resistência ao inseticida.

Na próxima sexta-feira (30), a diretora de endemias deve apresentar o primeiro resultado do LIRAa de 2020 no município de Buritis, e desde já conta com a colaboração de todos para evitar um surto de dengue no município.

Quer saber mais sobre o movimento municipalista rondoniense? Acesse arom.org.br. Você também pode interagir pelas nossas redes sociais Instagram e Facebook.

Assessoria Prefeitura

LEIA MAIS

AROM orienta que municípios se atentem aos prazos para Levantamento Índice de infestação pelo Aedes aegypti