Início » Notícias » Reunião da AROM com o Hospital de Amor discute demandas municipais e possibilidade de parcerias

Reunião da AROM com o Hospital de Amor discute demandas municipais e possibilidade de parcerias

A vice-presidente da AROM, presidente do Consórcio Público Intermunicipal da região Centro Oeste (Cimcero) e prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, participou de uma reunião com o diretor do Hospital de Amor Amazônia, Jean Negreiros, com a participação Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO) e Ministério da Saúde, na quarta-feira (29), em Porto Velho, onde foram apresentadas algumas demandas municipais que precisam do apoio da unidade do hospital de Barretos na Capital rondoniense.

Foi debatido ações para reduzir custo e tempo com o transporte de pacientes. Gislaine Lebrinha solicitou a possibilidade de o HA elaborar os laudos de mamografia realizados no Município de São Francisco do Guaporé. Lá foi adquirido um mamógrafo digital, por meio do Cimcero, que atenderá as cidades circunvizinhas. “O Hospital do Amor é referência em tratamento do câncer. Por isso, proximidade, coesão nas ações poderá fortalecer a saúde no estado”, diz a vice-presidente da AROM.

Nesse sentido, os diretores da AROM e do Cosems sugerem ao diretor do Hospital de Amor, que exames laboratoriais necessários sejam realizados na rede municipal, da cidade de origem do paciente, evitando viagem apenas para esse fim. “Há um fluxo enorme de pacientes diariamente na BR 364 até Porto Velho, e com uma parceria com os municípios, podemos reduzir isso”, alertou Vera Lúcia, presidente do Cosems e secretária de saúde de São Francisco do Guaporé.

Quanto as solicitações da AROM e Cosems, o diretor anunciou que estão sendo implementadas ações para aprimorar a comunicação com os municípios e otimizar o tempo dos pacientes, e ainda se comprometeu em encontrar uma forma de os pacientes virem para Porto Velho já com o agendamento e exames em mãos”, esclareceu Negreiros. Negreiros ainda garantiu que disponibilizará capacitação e apoio técnico à equipe de São Francisco do Guaporé, para melhor utilização do aparelho de mamografia, permitindo qualidade total dos exames.

Ainda, foram discutidas diversas ações a serem implantadas nos municípios, em parceria com o Hospital do Amor, que serão deliberadas entre AROM, Cosems e o Presidente da Fundação Pio XII, em reunião que ocorrerá no próximo mês.

Quer saber mais sobre o movimento municipalista rondoniense? Acesse arom.org.br. Você também pode interagir pelas nossas redes sociais Instagram e Facebook.

Assessoria AROM