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MONTE NEGRO: Equipe do Transporte escolar recebe treinamento da AROM;


Motoristas, monitores e gestores do transporte escolar de Campo Novo de Rondônia, Buritis e Monte Negro participaram de uma capacitação sobre o sistema de gerenciamento do serviço oferecido aos estudantes da Zona Rural que está sendo implantando em todos os municípios do Estado. Uma equipe de técnicos da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reuniu os agentes em no município de Monte Negro. O encontro foi promovido em atendimento a um pedido do Prefeito Evandro Marques. As equipes foram recepcionadas pela vice-prefeita Micele de Moraes e a Secretária Municipal de Educação, Gilvania Bergamo.

 

Com o início do ano letivo em muitas cidades, as prefeituras já começam a transporte os estudantes moradores das áreas rurais até as escolas. Para garantir mais qualidade, mais segurança e mais agilidade na resolução de problemas, uma plataforma de gestão e controle do transporte escolar licenciada à Associação Rondoniense de Municípios (AROM) está disponível às prefeituras que fazem os cadastros necessários, como inserção de rotas, trajetos, alunos, escolas, a frota, motoristas e monitores.

Atualmente, mais de 20 mil alunos de 36 municípios já estão inseridos no sistema. “Esse trabalho é importante para que esses trabalhadores, que diariamente estão na rotina do transporte escolar, possam realizar o serviço com mais qualidade, conscientes da sua missão e responsabilidade sabendo o que fazer se surgir algum problema”, esclarece Roger André, diretor executivo da AROM.

 

A plataforma informatizada de gestão

Atenta às recomendações do Tribunal de Contas,  e convictos de que apenas a informatização desta essencial atividade pública é que trará melhorias, de fato, na oferta da educação municipal em Rondônia, a AROM está disponibilizando essa plataforma aos entes municipais.

O conjunto de ações para a elevar a qualidade do serviço à disposição da comunidade estudantil da Zona Rural rondoniense começou com a iniciativa da AROM ainda no ano de 2016, após perceber e receber constantes reclamações dos gestores com os problemas enfrentados pelas administrações, principalmente na forma como era repassado o recurso do Governo do Estado, modalidade de convênio. Foram então realizados estudos e chegou-se ao Programa Ir e Vir, que sugerido ao Estado, foi instituído pela “Lei Estadual nº 4.426/2018”, que determina a transferência direta de recursos.

A informatização é uma segunda etapa do Programa Ir e Vir. Pelo sistema de gerenciamento é possível, inclusive, auferir o custo de cada aluno transportado (desde que a prefeitura faça a inserção das informações), o que propiciará, inclusive, melhores resultados em licitações aos municípios que terceirizam o serviço, elevando a qualidade do serviço ofertado, além de possibilitar uma pactuação justa entre município e Estado, em relação ao repasse financeiro para custeio do transporte compartilhado, ou seja, do transporte realizado pelo município ao aluno da rede de ensino estadual.

 

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Assessoria AROM