Início » Destaques » Prazo para Municípios renovarem adesão ao Mais Médicos é prorrogado até domingo, 22

Prazo para Municípios renovarem adesão ao Mais Médicos é prorrogado até domingo, 22

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para que os municípios renovem e médicos façam a adesão ao programa Mais Médicos Pelo Brasil até às 18 horas do próximo domingo (22). A medida é estratégia frente ao cenário de emergência internacional e nacional de enfrentamento ao Coronavírus. A vigência de contrato é somente de um ano.

A divulgação e prorrogação dos editais acontece em momento em que o Programa Médicos Pelo Brasil ainda se encontra em fase de regulamentação da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), sendo seu objetivo maior apoiar os municípios mais carentes do país de forma permanente, estruturante, com regras claras de seleção e contratação dos médicos.

As capitais e grandes centros urbanos, que estavam fora, voltam a fazer parte deste edital do programa Mais Médicos, que vinha priorizando municípios mais carentes. Isso acontece porque são as grandes cidades que têm maior concentração e movimentação de pessoas, sendo locais mais propensos à circulação do novo Coronavírus.

Esse programa garantirá carteira assinada e plano de carreira e priorizará médicos especializados em medicina de família e comunidade, com gratificação para aqueles que se deslocarem até os locais mais distantes e vulneráveis.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) alerta gestores municipais que aqueles que não tinham renovado a adesão ainda dá tempo, em especial àqueles considerados mais carentes pelo Ministério da Saúde.

Confira a lista de municípios elegíveis em Rondônia

Alto Alegre Dos Parecis, Alto Paraiso, Ariquemes, Cacaulândia, Cacoal, Candeias Do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Costa Marques, Distrito Sanitário Especial Indígena Porto Velho, Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena, Governador Jorge Teixeira, Guajará-mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’oeste, Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rio Crespo, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Urupá Vale do Anari, Vale do Paraiso e Vilhena.

Conheça o edital de adesão de médicos ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde.

Acesse, ainda, o edital de renovação da Adesão de Municípios e do Distrito Federal ao programa Mais Médicos.

Veja também a lista de municípios elegíveis clicando aqui.