Início » Ações do Executivo » Covid-19: Prefeitura de Ariquemes recomenda o uso consciente de água tratada durante a quarentena

Covid-19: Prefeitura de Ariquemes recomenda o uso consciente de água tratada durante a quarentena

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) impôs à sociedade uma mudança brusca de comportamento, como o isolamento social para conter a contaminação em massa da população, além da higienização das mãos, superfícies e objetos com água e sabão, que precisaram ser reforçados.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Ariquemes e a Concessionária Águas de Ariquemes recomendam-se que os cuidados de não se infectar com o vírus deve estar aliado ao uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios.

Durante o período de quarentena, o consumo de água da população se eleva consideravelmente, pois as famílias passam mais tempo em casa e a água tratada é uma das melhores ferramentas de prevenção ao avanço do vírus.

Vivenciando um momento sensível, todas as medidas de conscientização para o uso racional da água e de proibição de desperdício devem ser efetuadas, controlando o consumo de água durante este período.

EVITE O DESPERDÍCIO

A recomendação é de que os cidadãos evitem a utilização de água distribuída pela rede pública para outras finalidades, como por exemplo:

– Evite usar mangueiras para lavagem de carro e de calçadas, que podem ser varridas;

– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira;

– Feche bem as torneiras ao ensaboar as mãos e após o uso. Torneira aberta durante um minuto gasta três litros de água;

– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– Evite banhos demorados. O chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água;

– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxague, dentre outros.

A colaboração da população em incluir pequenas atitudes na rotina diária é o principal fator para que o uso da água aconteça de forma racional.

Fonte: Assessoria Prefeitura