Início » Ações do Executivo » Por mês, mais de 3,4 mil veículos entram em São Francisco do Guaporé; Prefeita reforça que população deve manter cuidado preventivo

Por mês, mais de 3,4 mil veículos entram em São Francisco do Guaporé; Prefeita reforça que população deve manter cuidado preventivo

As barreiras sanitárias municipais têm sido ferramenta importante para contenção da disseminação do coronavírus em Rondônia. Em São Francisco do Guaporé, somente no mês de abril, 3.414 veículos foram parados na barreira localizada na BR-429, na entrada no município. O serviço, conforme a prefeitura, tem apresentado resultado positivo, uma vez que casos suspeitos da doença são notificados e monitorados.

“As pessoas que chegam a cidade são orientadas a seguirem algumas medidas caso apresentem sintomas da doença. Além disso, é possível filtrar sobre o local de partida das pessoas que chegam ao nosso município e o motivo da viagem”, diz a prefeitura Gislaine Lebrinha.

Os dados da Vigilância Sanitária do município mostram que 42% dos veículos que passaram pela barreira estavam a trabalho. Por outro lado, 18% estavam a passeio. Motivos como passar uma temporada na cidade (1%), comércio (14%), por saúde (10%) e até pescaria (2%) também foram alegados pelos visitantes. Os moradores que passaram pela barreira representaram 12%.

“Estamos em uma situação atípica para todos. Mas, é importante que neste momento, as pessoas se conscientizem de fazerem viagens apenas quando realmente for necessário. A doença afetou o mundo todo e precisamos encontrar maneiras de preservar a saúde das pessoas e, ao mesmo tempo, equilibrar a economia local. Não é uma tarefa exclusiva da gestão municipal, que faz sua parte, mas o cidadão também precisa assumir o compromisso, pois só assim, conseguiremos evitar, ou atrasar ao máximo, a chegada do vírus em nossa cidade”, pede a prefeita destacando a informação repassada dias atrás pelo secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, que uma das vítimas que morreu em decorrência da covid-19 foi contaminada ao receber visitas de parentes de outro estado.

O trabalho realizado na barreira ainda identificou 3394 veículos parados na barreira são do próprio estado de Rondônia. No total, 1615 da Região Central, 591 da Zona da Mata, 521 dos municípios da Região do Guaporé, 389 da região do Café, 136 da capital e municípios vizinhos, os demais do Cone Sul e Vale do Jamari.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 02 de maio,  mostram que Rondônia está com 654 casos da Covid-19, com 23 mortes, mas nenhum em São Francisco do Guaporé. A maioria das pessoas que chegou ao município é oriunda da região Central de Rondônia, onde há casos confirmados da doença. “Por isso, a necessidade de toda a população se comprometer com os devidos cuidados, se atentar às recomendações da equipe municipal de epidemiologia e adotar um comportamento preventivo. A atuação da administração municipal só terá o efeito desejado, se toda a comunidade, comércio e produtores estiverem em comum acordo”, alerta a Prefeita Lebrinha.

 

Assessoria AROM, com informações da assessoria de São Francisco do Guaporé