Início » Últimas Notícias » Em testes: Empresa americana divulga resultados iniciais positivos de vacina contra a covid-19

Em testes: Empresa americana divulga resultados iniciais positivos de vacina contra a covid-19

A empresa de biotecnologia Moderna, dos Estados Unidos, anunciou resultados preliminares positivos com a primeira fase de teste de uma vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) e, segundo a companhia, a vacina se mostrou segura em humanos e conseguiu gerar anticorpos similares aos de pacientes que se curaram da doença.

(foto: MIGUEL RIOPA / AFP)

Segundo comunicado, a mRNA-1273 conseguiu fazer com que oito das primeiras 45 pessoas que receberam a imunização desenvolvessem anticorpos similares àqueles que contraíram a COVID-19 e se curaram da doença – tendo o melhor resultado do teste.

O grupo de voluntários, que tinha entre 18 e 55 anos, foi dividido em três, recebendo dosagens diferentes da vacina: 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas. Todos receberam duas doses da imunização.

Os 15 que receberam a dosagem mais baixa apresentaram anticorpos contra a COVID-19, mas nos oito casos de mais sucesso, o vírus foi neutralizado. As 10 cobaias que receberam os 100 microgramas apresentaram anticorpos que “superaram os níveis vistos no soro dos recuperados”.

Com resultados positivos, os pesquisadores agora vão avançar para a segunda etapa dos testes em breve. Nesta fase, a vacina será aplicada em 600 voluntários saudáveis, e os pesquisadores esperam obter resultados mais aprofundados sobre a segurança, a reatogenicidade e imunogenicidade, já com um grupo de controle que receberá um placebo.

Em caso de mais resultados positivos, os cientistas poderão avançar à fase final, realizado com uma amostragem estatisticamente relevante, que atestará de forma conclusiva se a vacina é ou não eficaz. A previsão da Moderna é que essa etapa final de testes deve acontecer a partir de julho.