Início » Últimas Notícias » Prazo para municípios aderirem ao programa Tempo de Aprender, do MEC, encerra nesta quinta-feira

Prazo para municípios aderirem ao programa Tempo de Aprender, do MEC, encerra nesta quinta-feira

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) alerta aos gestores municipais de educação que o prazo para aderia ao programa Tempo de Aprender, do governo federal, encerra na quinta-feira, dia 30 de julho.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), a iniciativa tem o objetivo de enfrentar as deficiências da alfabetização no país e conta com ações estruturadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização; apoio pedagógico para a alfabetização; aprimoramento das avaliações da alfabetização; e a valorização dos profissionais da alfabetização.

Adesão

Para fazer a adesão, é necessário acessar preencher um formulário com o e-mail e o CPF do secretário da pasta. É importante que os dados cadastrais do secretário municipal estejam atualizados no sistema PDDE Interativo – a ferramenta do MEC utilizada para o repasse de recursos às secretarias e para apoio à gestão escolar.

Acesse aqui para fazer a inscrição

Curso

O programa Tempo de Aprender disponibiliza um curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização, com estratégias de ensino para o 1º e o 2º ano do ensino fundamental. Ele é destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, que, neste caso, não dependem da adesão do ente federativo ao programa em si para se inscrever e participar do curso on-line.

Além desses, o curso também é aberto a gestores de redes educacionais, pais de alunos ou qualquer pessoa interessada no tema e que queira ter acesso ao conteúdo de formação. O acesso é gratuito e basta se inscrever com os dados pessoais. A carga horária é de 30 horas. Já o conteúdo, além de outras informações, podem ser conferidos na página do curso.