Início » Destaques » PROFOCOS: Parceria entre CGE e AROM amplia acesso a formação de servidores municipais durante pandemia; Inscrições abertas

PROFOCOS: Parceria entre CGE e AROM amplia acesso a formação de servidores municipais durante pandemia; Inscrições abertas

A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) firmaram uma parceria para ampliar as capacitações aos servidores públicos municipais durante a pandemia do coronavírus. Já na segunda-feira, dia 3 de agosto, ocorrerá um curso com o tema “Processo punitivo de empresas por atraso ou não entrega de bens ou serviços destinados ao enfrentamento da covid-19”. Maxwel Mota de Andrade, procurador do Estado, ministrará a formação voltada aos prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos das prefeituras, câmaras de vereadores e de todas as esferas governamentais.

Clique para realizar inscrição
Clique para realizar inscrição

As capacitações são parte da segunda fase do Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social (Profocos), da CGE, que agora conta com o apoio da Escola Municipalista da AROM, para promover a participação de todos os municípios. “A Escola Municipalista é um instrumento importante de capacitação para os servidores municipais e melhoria do serviço público. Neste atual momento de pandemia, em que os municípios estão desafiados a novos modelos de procedimentos administrativos, a AROM fez uma parceria com o governo do Estado, por meio da Controladoria, para ampliar o acesso a qualificação, essencial ao municipalismo”, afirma Gislaine Lebrinha, presidente da AROM.

A pandemia do novo coronavírus está exigindo mais dinamismo do gestor público e, ao mesmo tempo, conhecimentos específicos para que possa adotar procedimentos e tomar decisões no momento certo. O Profocos tem contribuído com as Controladorias, e agora contamos com a experiência da AROM para promover ainda mais participação dos técnicos municipais e, consequentemente,  melhorias do serviço público entregue pelas prefeituras” destaca o Controlador Geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Neto.

Agenda de cursos; inscrições abertas e gratuitas:

– 03/08 – Processo punitivo de empresas por atraso ou não entrega de bens ou serviços destinados ao enfrentamento da covid-19;
– 10/08 – Elaboração de relatório de desempenho geral de aquisições de compras/covid-19;
– 17/08 – Gerenciando compras para o enfrentamento da covid-19: abandonar a dispensa e partir para a licitação.

As oficinas serão totalmente online, com duas horas de duração, cada uma, e com emissão de certificado de participação. O objetivo é qualificar o servidor público com diretrizes precisas para que este possa atuar na prática. Para informações e inscrições acesse: http://escola.arom.org.br

A Parceria

A Escola Municipalista é um programa da AROM, implementado em 2017, sem obtenção de lucros, para promover a capacitação técnica da administração municipal e ampla reflexão sobre a atuação dos técnicos envolvidos em seus processos. O projeto é destinado aos prefeitos, secretários municipais, vereadores e servidores dos Legislativos e Executivos municipais. Ao todo, são mais de 56 mil servidores públicos municipais que podem contar com este programa de capacitação. Somente em 2019, mais de 3 mil servidores participaram das capacitações da Escola Municipalista.

O Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social – Covid-19 (Profocos), da Controladoria Geral do Estado (CGE), tem caráter extraordinário e envolve órgãos da Administração Pública estadual, cinco ações norteiam o programa de governo para fortalecer o controle social sobre a atuação governamental no enfrentamento à pandemia de coronavírus no estado.

A Escola de Governo tem como escopo, capacitar os servidores públicos em diversas áreas cognitivas, proporcionando assim a formação continuada, garantindo a qualificação e gestão de pessoas para atendimento das políticas de Governo, além de incentivar a atividade intelectual dos servidores.

Assessoria AROM