Início » Últimas Notícias » Público escolhe projeto de Cacoal como uma das cinco melhores iniciativas do Prêmio MuniCiência

Público escolhe projeto de Cacoal como uma das cinco melhores iniciativas do Prêmio MuniCiência

O projeto Renascer das águas, da Prefeitura de Cacoal, conquistou a quarta colocação no Prêmio MuniCiência, ciclo 2019-2020, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, em evento online, transmitido pela TV CNM (Youtube) e também pelo Facebook da Confederação.

Os gestores dos cinco projetos mais votados participarão de experiência internacional para a troca de informações sobre gestão municipal. A data e o modelo do encontro – presencial ou online – ainda serão definidos pela organização da premiação.

Para a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), o resultado é o reconhecimento que Rondônia possui boas iniciativas e que podem ser exemplos. “Recuperar nascentes, levar mais dignidade para as famílias ribeirinhas, para as comunidades que dependem do potencial da natureza, a preservação do meio ambiente deve ter o envolvimento de todos, gestores e sociedade. Cada um fazendo sua parte, teremos menos degradação. Parabéns a prefeita Glaucione Rodrigues que ampliou o projeto e o inscreveu no prêmio. Parabéns a cidade de Cacoal”, comemora Gislaine Lebrinha, presidente da AROM.

A votação online foi aberta ao público em outubro de 2019. Participaram dez iniciativas finalistas: Cacoal (RO), Conde (PB), Consórcio Quiriri (SC), Goiás (GO), Juína (MT), Monteiro Lobato (SP), Pedra Branca do Amapari (AP), São Lourenço da Mata (PE), Venâncio Aires (RS) e Vitória (ES).

Todas serão reconhecidas pela CNM com a sistematização dos projetos em vídeos e guias de reaplicação. Os materiais ficarão disponíveis no site da premiação para a consulta de administradores públicos, acadêmicos e demais interessados em gestão municipal.

O Prêmio, que está em sua terceira edição, recebeu 235 inscrições de prefeituras e consórcios municipais de todo o país. Destas iniciativas, 30 foram previamente selecionadas e, depois, dez escolhidas por uma comissão técnica avaliadora da CNM.

As iniciativas mais votadas

Venâncio Aires/RS – IPTU Mais (1 lugar)

São Lourenço da Mata/PE – Programa Controlador Mirim (2 lugar)

Conde/PB – EPA – Escritório Público de Assistência Técnica (3 lugar)

Cacoal/RO – Renascer das águas – mina de produção (4 lugar)

Consórcio Quiriri/SC – Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município (5 lugar)

Goiás/GO – Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Brasilete Ramos Caiado

Juína/MT – Programa Arte, Cultura e Leitura: uma bela mistura!

Monteiro Lobato/SP – Monteiro Lobato – Cidade Inteligente, Humana e Encantada – CIHE 2030

Pedra Branca do Amapari/AP – Projeto saúde nota 10

Vitória/ES – Multar não dará mais ganho a fiscais. Cooperar, sim!