Início » Destaques » Nove municípios avançam para a fase menos restritiva do distanciamento social; AROM exalta comprometimento e diálogo

Nove municípios avançam para a fase menos restritiva do distanciamento social; AROM exalta comprometimento e diálogo

Um novo decreto com alterações no Sistema de Distanciamento Social Controlado para prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19) em Rondônia foi publicado na manhã desta quinta-feira (22). O documento nº 25.470/2020 mantém ainda o estado de calamidade pública em todo o estado e revoga o decreto n° 25.049, de 14 de maio de 2020.

Além do decreto, ainda foi publicada a portaria conjunta nº 23 com a reclassificação dos municípios. Pelos novos critérios, nove estão na fase 4, sendo: Porto Velho, Ariquemes, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Primavera de Rondônia, Guajará-Mirim, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vale do Paraíso. Todos os demais estão na fase 3.

O novo decreto traz medidas relativas a área de educação, realização de eventos, funcionamento de cinemas, bares e balneários, além de restrições e medidas sanitárias permanentes e segmentadas.

Para a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), nove municípios alocados na fase 4 e 43 na fase 3 é resultado da ação constante dos gestores municipais que continuam adotando as medidas sanitárias necessárias para o controle da doença, do diálogo permanente entre a entidade municipalista e o governo do estado que buscam sempre medidas para conter o avanço da doença, com comprometimento e buscando sempre alternativas para minimizar os impactos negativos oriundos da pandemia. Além disso, o compromisso da população e da iniciativa privada como medida eficaz no controle de transmissão do vírus.

PORTARIA CONJUNTA Nº 23

DECRETO 25.479/2020