Início » Últimas Notícias » Inscrições para programa de liderança voltado para prefeitos segue até 31 de janeiro; Curso é oferecido pela Enap

Inscrições para programa de liderança voltado para prefeitos segue até 31 de janeiro; Curso é oferecido pela Enap

Os prefeitos de Rondônia podem se inscrever, até o dia 31 de janeiro, no curso oferecido pelo “Programa Liderando para o Desenvolvimento – Novos Prefeitos”, da Escola Nacional de Administração Pública, entidade vinculada ao Ministério da Economia. A capacitação está dividida em seis módulos, quatro virtuais e dois presenciais e é gratuito.

>> CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De olho nos novos prefeitos que assumiram o mandato em 1º de janeiro deste ano, a Enap oferece o curso com o objetivo de levar aos novos gestores as ferramentas necessárias para iniciar o seu primeiro ano de governo, gerando impactos positivos na sua gestão e, consequentemente, no desenvolvimento local. O curso contará com conteúdos formais, palestras, atividades moderadas e participativas e o estabelecimento de redes de contatos com parceiros institucionais. Nos módulos presenciais, serão ofertadas aulas magnas, palestras, roadshow de parceiros com apresentação de programas e boas práticas.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), em sua missão institucional de defesa constantes dos municípios, destaca a importância dos gestores em terem acesso a uma capacitação gratuita e focada em auxiliar com ferramentas para a gestão municipal.

Novos Prefeitos – o curso

O curso é gratuito, com carga horária de 40 horas, voltado aos novos prefeitos e prefeitas, com metodologia participativa e inovadora, estudos de caso, boas práticas e grandes especialistas nacionais e internacionais. A turma é exclusiva para prefeitos.

No caso dos módulos presenciais da capacitação para Novos Prefeitos, serão concedidas passagens e alimentação para os participante, mas não haverá disponibilização de alojamento.

Ao fim do curso, o participante terá aprimorado ferramentas de gestão e ampliado seu conhecimento, com formação de rede entre pares, com o governo federal, entidades do terceiro setor, entidades do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais. Os gestores receberão certificados emitidos pela Enap, desde que tenham, no mínimo, 50% de frequência.

Os principais tópicos abordados no curso serão, por módulo:

Palestra magna de abertura: José Scheinkman, professor de Columbia

Módulo 1 – Políticas Públicas (virtual)

Módulo 2 – Gestão Governamental (virtual)

Módulo 3 – Probidade Administrativa e Mobilização de Recursos (virtual)

Módulo 4 – Cidade para Pessoas (virtual)

Módulo 5 – Desenvolvimento Urbano Sustentável e Aspectos de Liderança (presencial)

Módulo 6 – Gestão Inovadora e Transformação Digital (presencial).

Benefícios para prefeitos e prefeitas:

– Especialistas renomados em aulas ao vivo

– Compartilhamento de boas práticas e experiências aplicadas

– Metodologia inovadora e curadoria de conteúdo de excelência

– Aproximação de gestores locais com o governo federal e parceiros: formação de redes e conexões entre novos prefeitos, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais

– Fazer parte da rede de prefeitos que concluíram o programa

– Compreender as causas e consequências de problemas locais urgentes e complexos e obter meios para enfrentá-las

– Desenvolver competências de liderança individual e coletiva e soluções inovadoras, significativas e viáveis para os desafios que enfrentam em seu contexto local

– Passagem ida e volta garantidas.

Assessoria AROM