Início » Destaques » VACINAÇÃO: Municipalismo alinha apontamentos para reunião com o ministro da saúde

VACINAÇÃO: Municipalismo alinha apontamentos para reunião com o ministro da saúde

O presidente de honra da Associação Rondoniense de Municípios, delegado Araújo, participou, nesta segunda-feira (11), de reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e todos os líderes municipalistas nos estados para tratar de pontos específicos que serão debatidos na próxima quarta-feira, dia 13 de janeiro, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro com o representante do governo federal é promovido pela CNM para tratar do planejamento e da execução da vacinação contra a Covid-19.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, que solicitou a audiência com o ministro, destaca que os gestores municipais possuem dúvidas sobre o calendário e a logística de vacinação e têm buscado a Confederação para conseguir orientações. “Os gestores municipais são aqueles que estão na ponta, sendo cobrados diretamente pela população. Então, há muita expectativa sobre como ocorrerá a vacinação. Assim, queremos que o ministro esclareça como será feita a distribuição das vacinas aos Municípios e o que os gestores devem fazer para se preparar”, ressalta.

O delegado Araújo afirma que os municípios da Região Norte têm peculiaridades de logística, principalmente quanto às áreas indígenas e rurais. “São questões que precisam ser levadas em consideração durante o planejamento, para que todos os munícipes sejam atendidos”, defende Araújo.

Durante a reunião na próxima quarta-feira haverá espaço para apresentação, por parte do ministro, em relação à vacinação e, em seguida, as lideranças municipalistas deverão tirar dúvidas sobre pontos que preocupam os Municípios. Além do cronograma de vacinação, devem ser também tema do encontro questões como a distribuição equânime das vacinas no território brasileiro, as prioridades para imunização, bem como o plano nacional de comunicação, a fim de que ocorra de forma transparente e integrada a Estados e Municípios.

 

Assessoria AROM