Início » Destaques » Após mediação da AROM, Alto Alegre, Ji-Paraná, Médici e Rolim de Moura avançam para fase 2 no enfrentamento da covid-19

Após mediação da AROM, Alto Alegre, Ji-Paraná, Médici e Rolim de Moura avançam para fase 2 no enfrentamento da covid-19

Alto Alegre dos Parecis, Ji-Paraná, Presidente Médici e Rolim de Moura deixaram a fase mais restritiva do distanciamento social definido pelo Governo de Rondônia para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e avançaram para a segunda fase na tarde de segunda -feira (11), quando foi publicada a nova portaria (Portaria nº 29).

O avanço é resultado do diálogo entre os gestores municipais, por meio da AROM, e a equipe do governo de Rondônia. Após receber pedidos os prefeitos, o presidente de honra delegado Araújo deu início às conversas para que fosse possível a reclassificação dos municípios.

 

Como integrante do Comitê Interinstitucional
de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da COVID-19, a AROM que periodicamente avalia e acompanham os casos e a evolução da covid-19 nos municípios identificou uma diferença entre os números compilados pelo Estado e os números de covid nos municípios, o estados e os locais, o que possibilitou um novo reenquadramento de fases nos municípios.

 

“A AROM está atuante e mantém o diálogo constante com a equipe do governador Marcos Rocha. Houve o entendimento de que essa mudança seria mais justa com os quatro municípios. Os prefeitos estão fazendo a sua parte, exigindo o cumprimento das medidas sanitárias, além de fortalecer o atendimento nas unidades de saúde”, destaca delegado Araújo. Alem disso,

 

Com a mudança, o mapa de classificação do distanciamento social controlado, publicado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (9), sofre alterações e apenas três municípios estão na fase mais restritiva.

FASE I

Espigão D’Oeste; Cerejeiras e Colorado do Oeste.

FASE II

Porto Velho; Vilhena; Guajará-Mirim; Urupá; Alto Paraíso; Itapuã do Oeste; Alto Alegre dos Parecis, Ji-Paraná, Presidente Médici e Rolim de Moura.

FASE III

Ariquemes; Cacoal; Mirante da Serra; Candeias do Jamari; Jaru; Primavera de Rondônia; Ouro Preto do Oeste; Nova Brasilândia D’Oeste; Theobroma; Alvorada D’Oeste; São Felipe D’Oeste; Machadinho D’Oeste; Alta Floresta D’Oeste; Buritis; Cabixi; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Castanheiras; Chupinguaia; Corumbiara; Costa Marques; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Ministro Andreazza;  Monte Negro;  Nova Mamoré; Nova União; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Pimenteiras do Oeste; Rio Crespo; Santa Luzia D’Oeste; São Francisco do Guaporé; São Miguel do Guaporé; Seringueiras; Teixeirópolis; Vale do Anari; Vale do Paraíso; Pimenta Bueno.

O prefeito Aldo Julio, de Rolim de Moura, destacou a importância da nova classificação. “Qautro agradecer ao presidente da AROM (delegado Araújo) e toda equipe técnica pelo apoio para que Rolim de Moura voltasse a fase 2, sendo justo com Rolim de Moura. Quero agradecer a parceria e destacar a importância da entidade para os municípios”, frisou o prefeito.

 

Assessoria AROM