Início » Destaques » AROM lança selo de 28 anos de fundação

AROM lança selo de 28 anos de fundação

Associação, desde seu início, tem sido um espaço para ampliar discussões municipalistas e auxiliar os municípios em tempos de dificuldade

Neste sábado (05), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) comemora 28 anos de criação. Fundada em junho de 1993, a Associação tem o objetivo, já atingido, de assessorar os municípios de Rondônia e orientar nas ações administrativas das prefeituras associadas, com elaboração de projetos na área de construção civil e também projetos para convênios junto às esferas estadual e federal.

Além de auxiliar com projetos, a AROM também pode auxiliar com a gestão financeira e orçamentária dos municípios, assessoria jurídica, além de fazer diversos cursos em parceria com institutos como o Sebrae para capacitar os prefeitos e também os servidores municipais.

A associação veio a funcionar em um momento muito novo para a nossa região, quando Rondônia acabava de ser criada, deixando de ser Território Federal, e os municípios começaram a ser fundados.

Na época, as legislações relacionadas aos municípios e as funções da esfera ainda não eram muito claras e, para clarear e auxiliar, a Associação Rondoniense de Municípios foi criada.

Atualmente, a Associação tem procurado andar ainda mais perto das esferas federais e estaduais, na tentativa de ajudar os municípios não só durante o período de pandemia, mas também na manutenção da economia dessas regiões posteriormente.

As prefeituras estão passando por muitas dificuldades e, assim como na época de sua criação, a AROM tem sido uma ponte entre os municípios e os poderes estaduais e federais para sanar os problemas passados com a pandemia do Coronavírus.

Este ano, já foram realizadas diversas reuniões e requerimentos junto ao governo, a bancada federal e até ao ministro da saúde para um aumento na distribuição de vacinas e pedidos de insumos.

Além de requerer aos poderes superiores, a associação começou a novos projetos com consórcios públicos, afim de aquecer a economia no período pós-pandemia.

Sendo a representante dos municípios e espaço para a ampliação de discursos dos municipalistas, a AROM completa duas décadas e oito anos de muito trabalho e dedicação.

Para comemorar esta grande data, a AROM está lançando o selo oficial de 28 anos de fundação e será feita uma programação especial de publicações com depoimentos exclusivos de grandes autoridades estaduais, municipais e antigos gestores da Associação.