Início » Destaques » AROM participa de reunião para discutir volta as aulas nas escolas públicas

AROM participa de reunião para discutir volta as aulas nas escolas públicas

O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Célio Lang, participou de uma reunião da comissão de educação da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia (ALE/RO), na manhã desta terça-feira (08). O encontro teve como objetivo discutir o retorno às aulas na rede publica do estado.

Estiveram presentes à mesa o presidente da comissão, deputado estadual Adelino Follador (DEM), o presidente da AROM, Célio Lang, a presidente regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luslarlene Fiamett, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Paulo Curi, o secretário de educação do estado, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, e o represente da Casa Civil, Ítalo Rafael.

Célio Lang iniciou seu discurso enfatizando que a AROM vem realizando ações junto a bancada federal e ao senado (clique aqui e saiba mais) para que o nosso estado e nossos municípios recebam mais remessas da vacina, viabilizando a vacinação de todo o corpo técnico da educação necessário para que as aulas sejam retomadas.

“Em março, realizamos reunião com o presidente do Tribunal de contas, Paulo Curi, e na oportunidade pedimos para que fossem vacinados todos os educadores. Também fomos até Brasília junto à bancada federal, junto ao senado, solicitar apoio para que o governo federal enviasse mais remessas da vacina ao nosso estado.” Explicou Lang.

O líder municipalista no estado manifestou que toda a cadeia da educação deve ser vacinada, não só os professores, mas também os inspetores de pátio, motoristas dos ônibus escolares, as merendeiras, entre outros profissionais.

Ainda salientou a importância do retorno as aulas de forma gradativa, pois, muitas crianças dependem socialmente da escola. “Sou prefeito por mais de 2 mandatos e também fui presidente da câmara dos vereadores, sei bem a realidade de muitas famílias do meu município e sei que muitas crianças, as vezes, dependem da escola para ter uma boa alimentação, pois passam necessidades em casa. Dessa forma a escola é fundamental para a vida das crianças, não só para a educação” Finalizou.

Por fim, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios informou que, em breve, apresentará aos poderes públicos um sistema desenvolvido pela AROM e que já foi aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Este sistema visa agilizar a inserção dos dados das doses aplicadas e será atualizado diariamente, para que o Ministério da Saúde tenha as informações precisas que darão suporte para o envio de mais remessas da vacina.
“Ainda este mês apresentaremos esse sistema para todos os órgãos públicos interessados e tenho certeza que, com o esforço unido de todos, nosso estado sairá da última colocação para a primeira no ranking de vacinação no Brasil”.

Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Laerte Gomes (PSDB), Lazinho da Fetagro (PT), Marcelo Cruz (PTB) e Edson Martins (MDB) e o secretário geral da AROM, o prefeito de Nova Mamoré Marcélio Brasileiro.

MEDALHA MÉRITO LEGISLATIVO

Durante o encontro o deputado Adelino Follador entregou à professora de Ariquemes, Adriely dos santos, a medalha de mérito legislativo, em nome de todos os deputados estaduais, por ter ganhado prêmio nacional de educação infantil sobre boas práticas durante a pandemia. (Clique aqui) para ver a publicação realizada sobre o prêmio.

ASSESSORIA AROM 

GALERIA DE FOTOS