Início » Notícias » AROM convoca gestores municipais para reunião sobre sistema de registro de vacinas

AROM convoca gestores municipais para reunião sobre sistema de registro de vacinas

A reunião será na segunda-feira (14), às 16h, para discutir a implantação de novo sistema que ajudará a informar dados de vacinação com mais celeridade

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), representada por seu presidente, Célio Lang participou de uma reunião, juntamente com outras autoridades, para tratar sobre a vacinação no estado. O encontro foi convocado pelo presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE), Conselheiro Paulo Curi e também estavam presentes representantes do Ministério Público de Contas, do Ministério Público Estadual e da Controladoria Geral da União.

Como desdobramento desta reunião, a AROM está mobilizando os prefeitos e secretários municipais de saúde para que, no encontro da segunda-feira (14), possam dialogar sobre o tema e encontrar o melhor mecanismo para sanar uma das dificuldades em receber mais remessas de vacinas do Governo Federal. O ponto destacado é a falta de sincronia no lançamento das informações dos números de vacinas recebidas e aplicadas, não refletindo na atualização dos dados do Vacinômetro.

“Existe o sistema do Governo Federal, mas está apresentando diferenças nos dados e acaba prejudicando a atualização dos números de vacinações. Precisamos encontrar uma solução que ajude aos municípios nesta questão”, explicou Célio Lang.
Outro ponto importante da reunião será a apresentação do Sistema desenvolvido pela prefeitura de Jaru, comandada pelo prefeito João Gonçalves. O sistema jaruense tem sido uma experiência exitosa, inclusive elogiada por autoridades de controle, por ser célere e sincronizar os dados locais com o Ministério da Saúde. “A participação de todos os gestores municipais é essencial nesta reunião, para que possamos resolver essas dificuldades e aumentar as taxas de vacinações em Rondônia a nível de Brasil”, ressaltou Lang.

ASSESSORIA AROM