Início » Notícias » AROM participa de evento “VALORIZA PRODUTOR”, que incentiva políticas públicas municipais voltadas ao produtor rural

AROM participa de evento “VALORIZA PRODUTOR”, que incentiva políticas públicas municipais voltadas ao produtor rural

As palestras foram sobre como lidar melhor com as vendas Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também sobre chamamentos públicos de associações

O evento “Valoriza Produtor”, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios e outros órgãos de autoridade, procura inspirar os gestores, ao dar novas formas de como incentivar a população local a comprar dos produtores da região. O encontro ocorreu na noite de quinta-feira (11) e teve como palestrante Luiz Pivovar, consultor de compras governamentais.

Além da AROM, também foram parceiros do evento o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (PROFAZ), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e com a Associação do Ministério Público de Rondônia (AMP-RO).

A principal discussão levantada pelo palestrante foi sobre como os municípios podem lidar melhor com as vendas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entre as soluções, Pivovar destacou a importância de incentivar feiras livres e engajar as crianças.

Ele usou um exemplo do estado do Mato Grosso do Sul, onde uma escola pública que estava com desperdício de alimentos comprados no PAA por conta, principalmente, da ausência de aulas presenciais, iniciou uma feira em parceria com o Sebrae em que as crianças podem levar recicláveis e trocar por uma moeda especial, o “Brilhantinho”, para comprar verduras e vegetais e ajudar com a alimentação em casa. A moeda vale apenas na feira.

Após seus esclarecimentos, a administradora Silaine Guedes, do Sebrae, palestrou sobre a realização de chamamentos públicos de associações.

Representando a AROM, o presidente da associação e do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Leste de Rondônia (Cimcero), Célio Lang, falou sobre a importância de eventos como este e também de como os gestores devem, sim, incentivar sempre e como possível seus produtores.

“O produtor rural, principalmente da agricultura familiar, é o que faz a economia dos municípios girar. Temos que auxiliar e aumentar a renda deles, pois, além de proporcionarmos um aumento de recursos para a região, também estamos aumentando a qualidade de vida de quem precisa”, ressaltou o líder municipalista.