Início » Destaques » Diálogo sobre o PAR trouxe esclarecimentos importantes para gestores municipais de educação

Diálogo sobre o PAR trouxe esclarecimentos importantes para gestores municipais de educação

Palestra realizada pela AROM e parceiros teve como objetivo esclarecer assuntos sobre o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas – PAR

A Associação Rondoniense de Municípios, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Sistema de Gestão e Controle Educacional (SIGEMEC) realizou, nesta sexta-feira (02), diálogo sobre o Plano de Ações Articulados (PAR) voltado para prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos das prefeituras que trabalham com o PAR. O evento aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O palestrante, Eder Carlos Dalberto, é consultor de Cursos Educacionais voltados para equipes das secretarias de educação de todo o Brasil, nas áreas de planejamento estratégico, elaboração de projetos para apresentação junto ao MEC/FNDE, com o objetivo de captar recursos para o setor nos municípios brasileiros.

Entre os principais assuntos, foi discutido como sanar problemas de ciclos anteriores do PAR; como planejar de forma correta o novo ciclo do PAR (2021 – 2024); Levantamento do novo PAR, como sanar/monitorar ações dos ciclos anteriores e como preencher o +PNE.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, não esteve presente, mas enviou seu depoimento em vídeo, parabenizando a AROM e seus parceiros pela realização da palestra. “Parabéns aos organizadores, a todos os prefeitos e a todos os nossos educadores por discutirem assunto tão importante e coloco a nossa casa de leis a disposição para novos encontros dos educadores”, ressaltou.

A presidente da Undime-RO, Luslarlene Fiamett declarou esta feliz em ver a grande adesão do curso. “Fico feliz em ver pessoas empenhas e preocupadas com a educação. Sabemos que a educação só avança quando nós todos trabalhamos pelo mesmo objetivo”, comemorou.

O presidente da AROM, prefeito Célio Lang, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da atualização dos gestores no assunto. “Precisamos que vocês estejam atualizados para que esses recursos cheguem aos municípios. Estamos em um momento muito difícil e precisamos avançar com a educação, que sofreu tanto neste período de pandemia”, comentou.

Durante seu discurso, o líder da associação municipalista aproveitou para agradecer aos prefeitos que enviaram seus secretários e técnicos a esse importante palestra.

Para a secretária de educação de Porto Velho, Glaucia Negreiros, foi positivo o encontro, pois veio para auxiliar a educação em todos os municípios “Nós estamos sentindo na pele como é difícil e complicado construir esses planos. Para construir uma educação com qualidade precisamos de momentos como esse”, destacou.

O conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Paulo Curi Neto, falou da importância de investir na educação infantil e como os municípios, por falta de recursos financeiros, possuem dificuldades para criar novas escolas e creches. “Ouvimos dos gestores, e é verdade, que faltam recursos para investir, mas, existem muitos recursos federais, como este (PAR), que estão não servem só para investir, mas também para custear”, disse.


O secretário-geral da AROM e prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro agradeceu a presença de todos e enfatizou como a apresentação era uma oportunidade única para os gestores trazerem recursos aos seus municípios. “Esse é o momento de fazer esclarecimentos e levar aos municípios a verdadeira mudança”, frisou.

O curso teve a presença de praticamente todos os municípios, contando com secretários municipais e técnicos de educação das prefeituras associadas.

Além disso, verifique

AROM comemora ampla adesão dos municípios no Curso Nova Lei de Licitações

Nos dias 23 a 25 de junho, a Escola Municipalista e o Departamento Jurídico da …